Portugal

CCDR Centro promove concurso regional de hortas escolares

0

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lançou hoje o Concurso Regional das Hortas Escolares, «Super Horta Escolar», destinado às escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico com hortas escolares já instaladas e em manutenção no presente ano letivo.

Esta iniciativa, promovida em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tem como objetivo valorizar as hortas escolares como um instrumento pedagógico de aprendizagem da alimentação, da natureza, da biodiversidade e do clima.

Sob o lema «Cultivar com amor, colher com sabor», pretende-se reconhecer esta experiência educativa e proporcionar às escolas e aos alunos a motivação necessária para a existência das hortas em ambiente escolar. Através da mascote «Super Sementinha», os alunos serão sensibilizados para a sustentabilidade e alimentação saudável, apreendendo conceitos de educação ambiental e nutricional e trabalhando o processo de cultivo de alimentos.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, explica que “esta primeira edição do Concurso Regional das Hortas Escolares pretende incentivar as crianças, os educadores e os professores a descobrirem o valor da terra, da biodiversidade e da alimentação saudável.

Sabemos que as hortas escolares são muito mais do que espaços de cultivo, são salas de aula a céu aberto, onde se aprende sobre sustentabilidade, cooperação e respeito pela natureza. Queremos premiar e dar visibilidade ao trabalho extraordinário das escolas que, com criatividade e empenho, transformam pequenos espaços verdes em grandes oportunidades de aprendizagem. Acreditamos que ao plantar conhecimento, estamos a colher um futuro melhor para as próximas gerações».

Os Prémios são atribuídos em três categorias temáticas para cada nível de ensino: 

Horta Mais Sustentável – Para a escola que adota práticas ecológicas, como compostagem, reutilização de materiais e cultivo de espécies autóctones.

Horta com Maior Envolvimento da Comunidade – Destaca a horta que mais incentiva a participação ativa de alunos, professores, pais e a comunidade local.

Horta Mais Diversificada – Premeia a escola com a maior variedade de culturas e com um aproveitamento eficiente do espaço e da produção.

As candidaturas estão abertas até dia 30 abril. 

Coleção de aguarelas “Sertã – Watercolor et al” em exposição até 30 de abril

Notícia anterior

Tábua investe 200 mil euros em sete novos Condomínios de Aldeia

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal