AveiroDestaque

Castelo de Paiva vai requalificar antigo equipamento mineiro do Fôjo

0

A Câmara de Castelo de Paiva vai requalificar a antiga estrutura mineira do Fôjo, encerrada em 1968, com objetivos culturais, num investimento de 276 mil euros, informou hoje a autarquia.

De acordo com um comunicado daquele município do norte do distrito de Aveiro, pretende-se, com a empreitada, que já foi consignada, “recuperar o edificado que sobreviveu ao passar dos anos, mas que se encontra muito destruído devido ao vandalismo e falta de manutenção”.

A intervenção insere-se “numa estratégia de valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão”.

O cavalete do Fôjo foi uma estrutura mineira desativada, localizada em Folgoso, na União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão.

Aquele equipamento dava resposta à exploração do carvão naquela zona do concelho, que foi desativa em 1994.

A empreitada decorre de uma candidatura a fundos comunitários, que aponta para a recuperação do edificado, “sem retirar as características daquilo que era a exploração mineira”.

A autarquia acentua que se pretende dotar o espaço de “condições de segurança e de salubridade, para desenvolver uma estrutura que envolverá a comunidade local, preservando a sua importância histórica, cultural e paisagística”, que poderá ser visitada.

O prazo de execução da empreitada é de um ano.

Notícias do Centro | Lusa

Adiada leitura do acórdão em processo de obras da Fundação ADFP em Miranda do Corvo

Notícia anterior

Explosão num prédio em Madrid faz vários feridos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro