Castelo BrancoDestaque

Castelo Branco lança projeto-piloto de bicicletas elétricas partilhadas

0

A Câmara Municipal de Castelo Branco lançou hoje o projeto-piloto “Binas”, que disponibiliza 40 bicicletas elétricas partilhadas e oito estações de carregamento, instalados em zonas turísticas e culturais da cidade.

A primeira fase do projeto-piloto arrancou hoje, com a disponibilização de 25 bicicletas elétricas partilhadas e oito docas de estacionamento espalhadas em zonas turísticas e culturais da cidade de Castelo Branco.

“Este é um projeto que vem ao encontro da mobilidade sustentável. A Câmara de Castelo Branco tem feito um esforço significativo para melhorar a mobilidade dos albicastrenses e o transporte público. O ‘Binas’ faz parte desse projeto maior que aponta para o futuro da mobilidade em Castelo Branco”, disse o vice-presidente do município local, Hélder Henriques.

O autarca, que falava durante o arranque do projeto-piloto, em pleno centro cívico de Castelo Branco, considerou que a cidade “tem todas as condições para ser um destino onde a bicicleta pode ser muito utilizada”.

Mas o “Binas”, cujo investimento total ronda os 300 mil euros, não se fica apenas pela cidade de Castelo Branco.

Na próxima semana, arranca também em Alcains, a segunda maior freguesia do concelho, com quatro bicicletas elétricas partilhadas e uma doca de estacionamento e de carregamento situado no centro da vila.

Hélder Henriques acrescentou que, nos primeiros seis meses do projeto, o uso das bicicletas vai ser gratuito.

O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco apelou “à responsabilidade e cidadania” no uso destes equipamentos, que são de todos e salientou que esta é a primeira fase de um projeto maior.

Já o presidente do município albicastrense, relembrou o “forte investimento” que a Câmara Municipal tem feito no âmbito da mobilidade e da mobilidade suave.

“A autarquia lançou um projeto de apoio à aquisição de bicicletas convencionais e elétricas. Ainda assim, não é visível o seu uso diário na cidade. Com o tempo, esperamos que essa utilização aumente”, acrescentou Leopoldo Rodrigues.

O autarca deixou também um apelo à “utilização responsável” destes equipamentos disponíveis a partir de hoje.

“Se essa utilização for responsável, o projeto será um sucesso”, concluiu.

Notícias Do Centro

Sindicato alerta para situação insustentável na Comarca de Leiria por falta de funcionários

Notícia anterior

Diretor da PJ diz que detenção de menor associado a ataques no Brasil evitou outros crimes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados