A Câmara de Castelo Branco vai fazer obras de reabilitação no edifício do Centro de Dia e Social de São Bento, em Louriçal do Campo, num investimento de 700 mil euros, para ajudar a viabilidade da instituição.
O Centro de Dia e Social de São Bento tem-se deparado com dificuldades financeiras e, de acordo com a autarquia, os salários têm sido suportados com muito esforço e o pagamento do 13.º mês aos 14 trabalhadores está em atraso.
Entre os principais problemas que esta Instituição Particular de Solidariedade Social enfrenta “está a necessidade de efetuar obras, as dívidas acumuladas a fornecedores e a falta de utentes”, referiu a Câmara de Castelo Branco, em comunicado enviado à agência Lusa.
“Perante as dificuldades existentes, e que comprometem o apoio à população idosa, a autarquia albicastrense vai dar seguimento a um projeto já elaborado de reabilitação do edifício, que conta com os pareceres da Segurança Social e da Delegação Regional de Saúde, e que dotará a instituição das valências necessárias para funcionar em boas condições”.
As instalações são propriedade do município e, segundo a Câmara, essa circunstância agiliza a possibilidade de fazer obras e “facilita o projeto e o financiamento”.
Citado no mesmo comunicado, o presidente da direção da instituição, fundada há 30 anos, Manuel Breia, mencionou a situação delicada e salientou “a urgência de se encontrar uma solução que ofereça a continuidade do seu funcionamento e a estabilidade junto dos seus 50 utentes, trabalhadores e população louriçalense”.
O Centro de Dia e Social de São Bento, na freguesia de Louriçal do Campo, já foi alvo de obras de requalificação e, na sequência das dificuldades a que o presidente aludiu, recentemente pediu ajuda direta à população, nomeadamente através da solicitação para que as pessoas se tornem sócias.
Comentários