Castelo Branco

“Castelo Branco aposta na Estação Náutica do Rio Ponsul para turismo e desporto”

0

O Município de Castelo Branco promoveu, no passado dia 2 de fevereiro, uma reunião de trabalho no âmbito da certificação da Estação Náutica do Rio Ponsul.

A sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco e contou com a presença do Autarca Leopoldo Rodrigues, da Vereadora Christelle Domingos, da atual Coordenadora da Rede das Estações Náuticas de Portugal, Gisela Sousa, do ex-Coordenador da mesma Rede, António José Correia, bem como de representantes de várias entidades que integram a Rede de Parceiros deste projeto.

No mesmo dia, realizou-se uma visita ao cais fluvial dos Lentiscais – local da Estação Náutica do Rio Ponsul – que permitiu aos participantes conhecerem o território, compreenderem a dinâmica local e refletirem sobre as potencialidades de desenvolvimento associadas à exploração da Estação Náutica.

Esta iniciativa surgiu no âmbito do programa PROVERE ‘Estação Náutica de Interior no Centro de Portugal’ e na sequência da candidatura para a certificação da Estação Náutica do Rio Ponsul, que foi submetida ao Fórum Oceano e que se encontra na fase final de avaliação, esperando-se que o processo de certificação fique concluído ainda durante este mês de fevereiro.

Recorde-se que, no dia 19 de maio de 2025, foi assinado um Protocolo de Parceria para a Formalização e Constituição da Estação Náutica do Rio Ponsul, que tem a Câmara Municipal de Castelo Branco como Entidade Coordenadora e conta com um conjunto alargado de parceiros.

O Protocolo tem como principal objetivo a promoção do concelho albicastrense enquanto Destino Náutico de Águas de Interior, valorizando os recursos naturais, dinamizando a economia local e reforçando a atratividade turística do território.

Qualquer entidade pode fazer o pedido para integrar a Rede de Parceiros da Estação Náutica do Rio Ponsul, desde que demonstre o compromisso com os objetivos de turismo e desenvolvimento desportivo da Estação Náutica.

A Estação Náutica do Rio Ponsul assume-se como um recurso endógeno singular que tem as seguintes potencialidades: criar dinâmicas sustentáveis ligadas à atividade náutica; estruturar uma oferta turística alicerçada nos recursos naturais, culturais e patrimoniais; aproximar a população ao rio Ponsul e ao rio Tejo; atrair visitantes; contribuir para a dinamização económica do comércio; gerar emprego; afirmar o turismo de Natureza; criar uma área vocacionada para a prática de desportos náuticos, turismo ativo e lazer; desenvolver projetos e sinergias.

Além de requalificar e melhorar os equipamentos já existentes, o Município de Castelo Branco também pretende construir novas infraestruturas, nomeadamente: Bar/Restaurante, Piscina Flutuante, Cais de atracação, rampas de acesso para embarcações, pontões flutuantes, locais de armazenamento de equipamento, áreas de estacionamento, vestiários, Área de serviço para autocaravanas, carregadores para veículos elétricos e introdução de cadeira de rodas anfíbia.

Balneário romano encerrado e estradas cortadas em São Pedro do Sul

Notícia anterior

Navigator avança com apoios para produtores florestais afetados pela depressão Kristin

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados