O projeto Casa Varela – Centro de Experimentação Artística recebeu e promoveu 36 projetos de 80 criadores desde a abertura, em novembro de 2020, divulgou hoje o município de Pombal, no distrito de Leiria.
Num balanço da atividade nos primeiros meses do projeto instalado num edifício histórico no centro da cidade, desenhado pelo arquiteto Ernesto Korrodi e construído nos anos 30 do século passado, o presidente da Câmara de Pombal considerou “muito positivo” o trabalho desenvolvido.
A Casa Varela foi “semente que se transformará numa árvore, que está já a dar os primeiros de muitos frutos”, disse Pedro Pimpão.
Num momento em que o anterior diretor artístico, Filipe Eusébio, termina funções “a seu pedido”, frisa o município em comunicado, o presidente da Câmara garantiu que o centro artístico continuará “de portas abertas para novos desafios, novos projetos, novas oportunidades”, porque contribui para a “afirmação de Pombal como cidade moderna e dinâmica”, frisou, citado na nota hoje divulgada.
Entre novembro de 2020 e janeiro de 2022, a Casa Varela acolheu 36 projetos, 23 presenciais e 13 virtuais, envolvendo 80 criadores, quatro dos quais internacionais, 26 nacionais e 50 artistas do concelho de Pombal.
Uma atividade desempenhada num “contexto muito exigente” relacionado com a covid-19, lembrou o autarca, mas que permitiu, mesmo em pandemia, manter a Casa Varela ativa, graças à “dedicação, entusiasmo e profissionalismo” de Filipe Eusébio.
“Vamos dar continuidade a este projeto, aprofundar, consolidar, fazer mais e melhor, com novas dinâmicas, mas mantendo a matriz de centro de experimentação artística”, sublinhou Pedro Pimpão.
Comentários