A atriz brasileira Luana Piovani é a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, anunciou esta sexta-feira a organização do evento, que este ano se realiza de 22 de fevereiro a 4 de março, com um total de cinco desfiles e o envolvimento de largas centenas de participantes.
Há mudanças no trono do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. A tradição mantém-se, mas este ano no feminino, com Luana Piovani, atriz, apresentadora de televisão e produtora teatral a ser a escolha da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), tendo ao seu lado dois reis, jovens do concelho da Mealhada, autores da comédia “A Ratoeira Portuguesa”. As novidades foram apresentadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O evento, apoiado pelo Município da Mealhada, abre portas já no próximo dia 22 de fevereiro, com o Carnaval Trapalhão, estando reservado o dia seguinte (23) para o Carnaval Palmo & Meio, que voltará a reunir cerca de 1.500 crianças das escolas e das instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes (GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira) e de grupos apeados, acontecem no Domingo Gordo (2 de março) e Dia de Carnaval (dia 4), estando igualmente previsto o Desfile Noturno na véspera (dia 3).
À semelhança dos anos anteriores, as Noites da Tenda vão animar toda a época festiva com grupos musicais e outras atrações. Será ali, cumprindo a tradição, que será feita a apresentação das escolas de samba participantes, no dia 28 de fevereiro, a partir das 21:30.
Com uma forte aposta no merchandising do evento, a ACB quer imprimir, também, maior facilidade para o público na aquisição antecipada de bilhetes, que este ano podem ser comprados via online ou em espaços físicos da cidade. Estas, juntam-se a outras melhorias ao nível do funcionamento geral dos festejos carnavalescos, a serem divulgadas em breve.
O percurso volta a ser idêntico ao dos anos anteriores, no centro da cidade, com saída junto aos CTT e final na Praça do Choupal, com zonas de bancadas junto ao Tribunal e na Avenida 25 de Abril.
Para a presente edição do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, a autarquia lançou o desafio á ACB para a iniciativa “Carnaval Lixo 0: + Samba – Lixo”, um projeto que nasce da necessidade de, coletivamente, incitar os intervenientes diretos na festa a tomar atitudes mais conscientes e sustentáveis, quer socialmente, como ambientalmente.
Em parceria com a Câmara da Mealhada, através do Centro de Interpretação Ambiental e da Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, estão a ser realizadas ações de sensibilização junto das escolas de samba da Mealhada para a importância do descarte consciente dos resíduos que advém da produção das fantasias e alegorias de Carnaval – tecidos, esponjas, esferovite, arames, entre outros.
Para garantir a correta separação destes resíduos, os serviços da autarquia disponibilizaram contentores de reciclagem nas sedes das Escolas, estando a proceder à sua recolha e entrega dos materiais à Roda Viva – Loja Social do Município de Mealhada, uma resposta social englobada no Setor de Ação Social e Saúde, que irá proceder ao reaproveitamento e/ou reciclagem dos materiais e, posteriormente, utilizar esta contrapartida financeira para ajudar famílias em situação económica vulnerável.
Comentários