CoimbraDestaque

Candidato do ADN em Coimbra diz que Rio Mondego está subaproveitado

0

O candidato do ADN à Câmara de Coimbra, Sancho Antunes, considerou hoje que o Rio Mondego, que atravessa a cidade, está subaproveitado e defendeu ainda a criação de uma praia fluvial do lado de Santa Clara.

“O Rio Mondego tem características únicas, está represado e tem uma calma que corre aqui ao nosso lado. Está subaproveitado em toda a sua largura, porque o município devia ter inovado, tentado atrair empresas de desportos náuticos e campeonatos de motonáutica”, apontou.

Em declarações à agência Lusa junto ao Parque Verde do Mondego, o candidato do ADN evidenciou que o rio deve ser aproveitado para lazer, para a fruição das famílias, e sugeriu gaivotas a pedais, à semelhança do que existe em Mira, na Figueira da Foz e até “em Mirandela, que fez um aproveitamento do rio para a zona de lazer espetacular”.

“Vemos as águas do Mondego a correr para a Figueira da Foz, mas o aproveitamento delas na zona de Coimbra não está a ser eficaz”, acrescentou.

De acordo com Sancho Antunes, do lado de Santa Clara poderia ser criada uma praia fluvial, uma vez que “é onde o rio é mais junto à margem”.

“Podíamos aproveitar as zonas de lazer com o rio, tentar atrair mais investimentos como o Bazófias [operador de barcos turísticos em Coimbra], porque só temos um e no momento de concorrência também não há grande escolha. Devemos trazer o rio para a cidade e juntar o rio à vivência da cidade”, indicou.

Segundo o candidato do ADN, a praia fluvial poderia nascer entre a zona do Parque da Canção e a Ponte Pedonal, com nadador-salvador.

“As praias fluviais que temos são boas, mas são todas deslocadas, são todas a montante do rio. Nós precisávamos de uma aqui junto ao rio, porque nem toda a gente tem a disponibilidade de se deslocar um dia inteiro, uma tarde inteira, para uma praia fluvial longe da cidade”, sustentou.

À Lusa, disse ainda que o Parque Verde do Mondego, na margem direita, merecia ter um parque de merendas, “onde as famílias possam vir festejar as festas de aniversário com os seus filhos, jantar em família e em amigos, confraternizar com uma churrasqueira”.

“É incrível como é que quando projetaram este parque não se lembraram disso. Gostamos de fazer uma churrascada com os amigos e não temos um sítio”, concluiu.

Além de Sancho Antunes, pelo ADN, são candidatos o atual presidente da Câmara pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), José Manuel Silva; a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU; o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

As eleições autárquicas decorrem no dia 12.

Notícias do Centro | Lusa

Ballet Contemporâneo do Norte dança na praia com desperdício têxtil e ilusão da moda

Notícia anterior

Coimbra: PJ detém mais um elemento do alegado grupo criminoso que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra