DestaqueLeiria

Câmara de Pombal faz empréstimo de 9,8 milhões para aumentar capacidade de investimento

0

A Câmara de Pombal aprovou hoje a contratação de um empréstimo de cerca de 9,8 milhões de euros para reforçar a capacidade de investimento do município, disse o presidente da autarquia, Pedro Pimpão.

“O nosso objetivo é reforçar a capacidade de investimento do município. Estamos, neste momento, no início da fase de execução física e financeira do Portugal 2030, com alguns projetos que conseguimos já algum financiamento comunitário, mas temos outros projetos que precisamos de demonstrar maturidade nessas intervenções, para podermos depois submeter a financiamento comunitário”, disse.

Nesse sentido, a Câmara tem de “aumentar a capacidade de investimento, para poder avançar com intervenções” que considera relevantes, explicou o autarca, referindo que a “boa gestão financeira” permite ter esta capacidade de recurso à banca.

Entre esses investimentos, o presidente daquele município do distrito de Leiria apontou a ampliação do Parque Industrial Manuel da Mota, com a criação do polo III, “numa área superior a 30 hectares”, cuja aquisição de terrenos ronda um milhão de euros.

“Continuamos o nosso objetivo de aumentar os espaços, os terrenos, para expandir e para criar novas empresas no nosso território, empresas que tenham emprego qualificado para fixar os jovens”, adiantou.

Outro exemplo é o Centro de Formação Automóvel da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, na ordem dos três milhões de euros.

“É um investimento também avultado, mas que vai tornar esta escola uma referência a nível nacional na área da formação automóvel e vai criar uma nova atratividade para Pombal”, considerou.

O autarca elencou ainda a requalificação da Casa Mota Pinto, um investimento na ordem de um milhão de euros “há muitos anos desejado em Pombal”.

“Temos o projeto terminado e, portanto, só estamos à espera deste financiamento para podermos avançar com a intervenção na reabilitação desta casa”, declarou o presidente da Câmara e recandidato ao cargo nas próximas eleições autárquicas.

Em maio de 2010, quando passavam 25 anos sobre a morte de Mota Pinto, o Município de Pombal, então liderado por Narciso Mota, lançou uma medalha evocativa do antigo chefe do Governo e apresentou o projeto do Centro de Estudos Carlos Alberto da Mota Pinto.

Três anos mais tarde, o então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, procedeu ao lançamento da primeira pedra do centro, entretanto designado de Casa Mota Pinto.

Em 2023, o município anunciou que estava a rever o projeto de 2010 para avançar com o investimento na casa onde nasceu e viveu o antigo primeiro-ministro Mota Pinto (1936-1985).

Carlos Mota Pinto foi primeiro-ministro de 22 de novembro de 1978 a 07 de julho de 1979, segundo o sítio na Internet do PSD, partido do qual foi presidente entre março de 1984 e fevereiro de 1985.

No lote dos investimentos estão, igualmente, a ampliação do Parque de Lazer do Vale da Sobreira, os parques verdes do Carriço e Vila Cã/Carvalhos, o Centro Cívico de Associativismo e Etnográfico, e a aquisição de um edifício no Largo São Sebastião, na sede do concelho, para fins habitacionais, de acordo com informação enviada à agência Lusa pelo município.

Notícias do Centro | Lusa

Polo Norte, Van Zee e Quim Barreiros no Festival do Vinho do Bombarral

Notícia anterior

Aberto concurso para requalificação do Centro de Saúde de Sever do Vouga por 1,95 milhões

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque