CoimbraDestaque

Câmara de Coimbra denuncia atos de vandalismo na iluminação de Natal

0

A Câmara de Coimbra denunciou hoje atos de vandalismo sobre a iluminação de Natal instalada na cidade, que têm afetado as estruturas instaladas.

“A Câmara Municipal de Coimbra manifesta a sua preocupação perante os atos de vandalismo que têm vindo a ocorrer sobre a iluminação de Natal instalada na cidade” e que foi inaugurada na sexta-feira, revelou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A situação já levou à apresentação de uma queixa formal junto da PSP por parte da empresa fornecedora da iluminação, Ilmex, face à persistência dos episódios de vandalismo, referiu o município.

No mesmo comunicado, a Câmara de Coimbra assegurou que irá reforçar a vigilância em torno das estruturas instaladas, com uma maior presença da Polícia Municipal e “com articulação acrescida com a PSP”.

Os episódios de vandalismo têm acontecido desde dia 14, depois de terminada a instalação da iluminação de Natal, que decorreu entre 20 de outubro e 13 de novembro.

Os danos “têm afetado de forma significativa o funcionamento das estruturas em zonas de grande centralidade como a Praça da República, Praça 8 de Maio e Praça das Cortes”, acrescentou a autarquia.

“A iluminação de Natal em Coimbra é uma responsabilidade partilhada. Preservar e cuidar destes equipamentos é essencial para que todos possam usufruir da magia desta época”, vincou o vice-presidente da Câmara de Coimbra, Miguel Antunes, citado na nota de imprensa.

Através da nota, o município apelou “ao sentido cívico e à colaboração da comunidade, para que a cidade possa continuar a brilhar”.

Segundo o administrador da empresa responsável pela instalação da iluminação, Pedro Mateus, o prejuízo verificado este ano já deverá situar-se entre “os cinco e os sete mil euros”, salientando ainda a necessidade de movimentar equipas para dar resposta aos danos encontrados.

“Este problema existe por todo o país, mas não me lembro de algo acontecer como o que está a acontecer em Coimbra”, constatou, referindo que os danos não dizem respeito a tentativas de furto, mas apenas a “puro vandalismo”.

O responsável da Ilmex deu o exemplo de uma grande bola iluminada na Praça da República, onde já houve vários cortes de filamentos que afetam o funcionamento regular daquela estrutura, que já teve de ser reparada umas “seis ou sete vezes”.

O município investiu cerca de 120 mil euros na iluminação de Natal.

De acordo com fonte oficial da Câmara de Coimbra, o sistema de iluminação estará ligado até 06 de janeiro de 2026, entre as 17:00 e as 00:00 durante os dias de semana e das 17:00 às 02:00 ao fim de semana (e na noite de 24 para 25 de dezembro).

Já na noite da passagem de ano, a iluminação prolonga-se até às 06:00 de 01 de janeiro de 2026.

Azeméis com mais de 554.000 euros para iluminação e Parque Natal de entrada livre

Notícia anterior

“Natal Encantado” em dezembro numa aldeia de 50 habitantes de Carregal do Sal

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra