Coimbra

Câmara da Lousã aprova orçamento de 46 milhões para 2025

0

 A Câmara da Lousã aprovou hoje, por maioria, o Orçamento Municipal para 2025, que se fixa em 46 milhões de euros, “o maior de sempre” daquele município do distrito de Coimbra, afirmou a autarquia.

O documento, que prevê um investimento de 28,3 milhões de euros em 2025, foi aprovado em reunião do executivo, com votos a favor do PS e abstenção dos vereadores do PSD.

“Em comparação com 2024, verifica-se um acréscimo de 18 milhões de euros – cerca de 64,2%”, salientou a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Entre os investimentos mais relevantes para 2025, destacam-se a requalificação da Escola Secundária da Lousã e da Escola Básica n.º 2, com um investimento global de mais de 12,6 milhões de euros, e a construção do segundo edifício do Centro de Saúde da Lousã (3,1 milhões de euros), referiu a Câmara da Lousã.

A área da habitação também implica um grande investimento, contabilizando-se mais de nove milhões de euros associados à execução dos vários projetos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O orçamento prevê ainda a implementação de um sistema de cinema digital, a programação do renovado Teatro Municipal da Lousã, investimento em mobilidade e intervenções na rede viária municipal, e promoção de investimentos na área da eficiência energética em equipamentos públicos municipais.

Para o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes (PS), citado na nota, este orçamento contempla “investimentos estruturantes que visam a melhoria contínua da qualidade de vida dos lousanenses, o desenvolvimento harmonioso e a coesão social”.

O orçamento aproveita também os fundos comunitários disponíveis “para a concretização de objetivos importantes”, realçou o autarca, que disse acreditar que a proposta “evidencia compromisso, consistência, estabilidade, determinação e ambição relativamente ao desenvolvimento estratégico do concelho”.

Questionado pela agência Lusa, o vereador do PSD Victor Carvalho decidiu que os sociais-democratas optaram por se abster apenas “por causa da política fiscal do concelho”, que acreditam que poderia ter sido revista, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

“Este será o último orçamento em que esta equipa do executivo irá votá-lo em conjunto, que para o ano haverá eleições, e talvez seja o melhor orçamento que votei nestes últimos oito anos”, disse, destacando os investimentos nas escolas e centro de saúde do concelho, bem como na rede viária do concelho, num orçamento que vai ao encontro de propostas que o PSD tem feito nesse sentido “ao longo dos anos”.

Para Victor Carvalho, “é um bom orçamento e que deixa para quem vier a seguir condições para preparar a Lousã para um futuro melhor e tirá-la da estagnação”.

Notícias do Centro | Lusa

Stellantis doa 225 mil euros a quatro corporações de bombeiros de Viseu

Notícia anterior

Castelo Branco aprova orçamento de 80 milhões que dá “novo impulso” ao concelho

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra