Castelo Branco

Câmara da Covilhã quer classificar edifício de Arte Nova mais antigo da cidade

0

 A Casa Nave Catalão, no centro histórico da Covilhã, edifício de Arte Nova, que se julga ser o mais antigo do estilo na cidade, vai ser classificado como Monumento de Interesse Municipal.

O início do procedimento para o processo de classificação foi publicado na quarta-feira em Diário da República e a documentação está disponível para consulta nos serviços do município.

“O imóvel faz parte de um conjunto de palacetes cujas características arquitetónicas importa salvaguardar”, referiu, em declarações à agência Lusa, a Câmara da Covilhã.

Segundo a autarquia, o edifício, datado de 1901, “apresenta-se como um testemunho de vivências de um passado histórico e de uma época arquitetónica e artística vivida na cidade da Covilhã”.

De acordo com o município, a Casa Nave Catalão, nome de um industrial covilhanense, apresenta características histórico-culturais, estético-sociais, técnico-científico e mantém “grande parte da sua autenticidade”.

O imóvel, propriedade da família até 1976, onde funcionou, entretanto, a delegação do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal e é agora parte do complexo hoteleiro Hotel Pena d`Água, foi alvo de obras de conservação e restauro em 2021.

A autarquia adiantou que o novo proprietário preservou, nas intervenções, os elementos distintivos e relevantes do conjunto arquitetónico, onde se destacam o seu desenho original bastante elaborado, os materiais, os revestimentos e os elementos decorativos ao nível das paredes, vãos interiores, chão e tetos.

A Câmara da Covilhã (distrito de Castelo Branco) considerou que estes elementos “fazem deste edifício quase um verdadeiro ‘museu’, o que justifica a abertura do procedimento de classificação como Imóvel de Interesse Municipal”.

A intervenção “manteve no conjunto um valor patrimonial e de memória significativo para o município, e que importa salvaguardar para valorização do património arquitetónicos da cidade e da paisagem urbana”, acentuou a Câmara da Covilhã.

A Casa Nave Catalão está situada na Rua São Francisco Álvares, nas proximidades do quartel dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Notícias do Centro | Lusa

Cegonhas regressaram ao polémico ninho de supermercado em São João da Madeira

Notícia anterior

App para orientar estacionamento ganha concurso de ideias em São João da Madeira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados