A cabeça de lista do CDS-PP à Câmara de Leiria, Branca Matos, defendeu hoje o aproveitamento do conhecimento do Politécnico de Leiria para fazer mais parcerias com empresas locais de forma a potenciar a fixação de jovens.
“Acho que é muito importante aproveitar a nossa futura universidade, que espero que corra tudo bem e que Leiria consiga a universidade tão desejada, e aproveitar o conhecimento do IPL [Instituto Politécnico de Leiria] e fazer mais parcerias com as empresas locais, para que os jovens fiquem sediados em Leiria”, disse à agência Lusa Branca Matos.
Numa ação de campanha para as eleições autárquicas de domingo que incluiu a deslocação à Startup Leiria, a candidata considerou que “o problema é eles [jovens] não ficarem” em Leiria.
“Têm obrigatoriamente de ir para fora para arranjar um emprego na sua área”, referiu.
Antecipando que a transformação do Politécnico de Leiria em universidade comportará maior atratividade do território, a cabeça de lista centrista sustentou que, a partir do momento em que Leiria tenha uma universidade, “vai crescer a nível de desenvolvimento, vai crescer a nível de população”.
Porém, a candidata, atual vereadora independente eleita pelo PSD, ressalvou a necessidade da criação de infraestruturas para que os jovens estudem em Leiria e depois escolham a cidade para morar.
“Não temos residências académicas suficientes para os sediar aqui e isso é um dos pontos também muito importante em que temos de apostar”, preconizou.
Por outro lado, Branca Matos referiu que “não é só criar uma universidade” e depois não existirem “infraestruturas suficientes”.
Abordando a ligação “ensino, empresas, jovens”, Branca Matos reconheceu ainda que o concelho tem “um grande número de empresas locais e com bom nome e que trabalham bem”.
“O setor empresarial, muitas vezes até sem apoios, tem feito um trabalho próprio de excelência”, declarou, sustentando que agora é importante que “olhem para os jovens e que peguem em pessoas qualificadas para os seus quadros”.
Para Branca Matos, esta aposta “também acaba por desenvolver a nível da empresa, a nível do conhecimento”.
Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores social-democratas passaram depois a independentes.
São também cabeças de lista à Câmara de Leiria Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Paulo Ventura (IL), Nuno Violante (CDU), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN) e Nuno Henriques Barroso (ADN).
Comentários