Aveiro

Bloco de Esquerda quer duplicar parque habitacional público em Aveiro

0

 O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Aveiro, João Moniz, disse hoje que quer duplicar, no espaço de 10 anos, o parque habitacional público existente no município, que conta atualmente com cerca de 870 fogos.

“Neste momento, existem cerca de 870 casas públicas da propriedade da câmara municipal e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o que nós queremos fazer é alargar isto, duplicando o parque público municipal no período de 10 anos”, disse João Moniz, durante uma conferência de imprensa no primeiro dia oficial da campanha para as autárquicas de 12 de outubro.

O candidato explicou que, para alcançar este objetivo, é preciso avançar com a utilização dos terrenos do antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo, que a autarquia já tentou vender por duas vezes em hasta pública, para a construção de habitação a custos controlados (cerca de 120 fogos) e de sete moradias unifamiliares, mas que não teve interessados.

“Essa proposta falhou, o mercado não respondeu e, portanto, a nossa ideia é que seja a câmara a contratualizar com uma construtora para edificar ali habitação pública de arrendamento acessível dirigida para a classe média”, referiu.

João Moniz criticou ainda a demora no projeto da antiga fábrica da Luzostela, para onde está prevista a construção de um conjunto habitacional a custos controlados promovido pelo IHRU e que, segundo o próprio, “tem vindo a arrastar-se ao longo dos anos, por inércia do Governo, mas também por inação da câmara municipal”.

O candidato propôs ainda a aquisição por parte da autarquia, eventualmente através da expropriação, dos terrenos localizados entre a avenida Francisco Sá Carneiro e a Estrada Nacional n.º 109, para a construção de habitação pública.

“Estão ali campos de milho que podem ser utilizados para responder à habitação. Estamos a falar de uma área de cerca de 20 hectares (…) e nós podemos fazer ali um plano de pormenor que dê resposta à habitação, que dê essa prioridade à habitação pública, mas que também articula políticas de mobilidade intermodal”, afirmou.

No caso do Quartel da GNR, situado no centro da cidade, o candidato defende que o mesmo deve passar para a posse da autarquia para que naqueles terrenos possa também ser edificada habitação pública.

João Moniz acredita que o partido vai ter um resultado positivo e talvez até surpreendente, no dia 12 de outubro, assumindo como meta a eleição de um vereador e o reforço da representação na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia.

Atualmente, o Bloco conta com dois deputados na Assembleia Municipal e tem quatro eleitos nas Assembleias de Freguesia (Glória e Vera-Cruz, Esgueira, Santa Joana e Oliveirinha).

Além de João Moniz, pelo BE, são candidatos à Câmara de Aveiro Luís Souto (PSD/CDS-PP/PPM), Alberto Souto (PS), Diogo Machado (Chega), Isabel Tavares (CDU), Miguel Gomes (IL), Bruno Fonseca (Livre), Paulo Alves (Nós, Cidadãos!) e Ana Rita Moreira (PAN).

A Câmara de Aveiro é atualmente liderada pelo social-democrata José Ribau Esteves, que, no seu terceiro mandato, integra o executivo com outros cinco eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM e ainda três vereadores da parceria PS/PAN.

Notícias do Centro | Lusa

José Alves (PSD/CDS-PP) quer acabar com quatro anos de desilusão em Castelo Branco

Notícia anterior

Diocese de Leiria-Fátima alerta para mensagens de e-mail falsas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro