Leiria

Bloco de Esquerda candidata professor Carlos Ubaldo à Câmara das Caldas da Rainha

0

 O Bloco de Esquerda volta a candidatar o professor Carlos Ubaldo à Câmara das Caldas da Rainha, nas próximas eleições autárquicas, tendo como prioridades as áreas da habitação, mobilidade, saúde, ambiente, cultura, juventude e inclusão.

Num manifesto divulgado hoje, o Bloco de Esquerda (BE) considera que as respostas nestas sete áreas “têm tardado, os problemas [se agravam] e a política dominante parece conformar-se”, o que motivou Carlos Ubaldo a encabeçar, pela segunda vez, a candidatura à Câmara.

Sob o lema “Construir Caldas”, o professor pretende tornar este concelho do distrito de Leiria “mais justo, mais participado e mais solidário” através das propostas que defende para cada área.

Entre elas está um programa local de habitação pública que inclua rendas acessíveis, reabilitação de edifícios devolutos e construção de novos fogos em zonas bem servidas por transportes e serviços.

Na mobilidade, a lista defende mais transportes públicos regulares nos bairros urbanos, nas freguesias ou nas ligações intermunicipais e “firmeza” na exigência da plena modernização e eletrificação da Linha do Oeste, e que esta seja servida com horários úteis, comboios frequentes e ligações eficazes.

Carlos Ubaldo quer também firmeza para acabar com a indefinição em torno do novo Hospital do Oeste, que “não pode continuar a ser refém de disputas territoriais nem de estratégias partidárias”. O novo hospital, acrescenta-se no manifesto, tem de ser “público, com resposta qualificada e acessível, integrado no Serviço Nacional de Saúde.

No que toca ao ambiente, o candidato defende intervenções na lagoa de Óbidos, articuladas com os municípios vizinhos, e, na imigração, “políticas locais de integração que garantam acesso a habitação, educação, saúde, apoio jurídico e atividades interculturais” que contribuam para “afastar discursos perigosos, que alimentam preconceitos e ameaçam a coesão social”.

O cabeça de lista sustenta, no manifesto de apresentação, que “uma cidade criativa precisa de mais do que ‘slogans’”, defendendo mais apoios à produção artística e cultural, bem como mais apoios ao associativismo juvenil, desporto acessível e políticas que favoreçam a participação ativa dos jovens na vida do concelho, o alargamento dos cuidados domiciliários para idosos e o reforço do apoio à causa animal.

“Queremos um concelho que respeite todos os seres vivos”, conclui o partido.

Carlos Ubaldo tem 60 anos e é natural de Ourém. Formado em Filosofia, é professor há 37 anos, dos quais 35 nas Caldas da Rainha, onde reside.

Durante mais de uma década esteve ligado à Infancoop, uma cooperativa de ensino de apoio à criança, tendo integrado a direção.

Não é militante de qualquer partido e candidata-se pela segunda vez à Câmara das Caldas da Rainha, pelo BE, cuja lista encabeçou em 2021, tendo obtido 2,37% dos votos.

A Câmara das Caldas da Rainha é liderada pelo movimento independente “Vamos Mudar” (VM), que nas últimas eleições obteve 40,70% dos votos e três eleitos.

O PSD, com uma votação de 34,71%, elegeu três vereadores, e o PS, com 11,14% dos votos, elegeu um vereador que, durante o mandato, se desvinculou do partido, mantendo-se em funções como vereador independente.

Além de Carlos Ubaldo no concelho foram já apresentadas as candidaturas de Vítor Marques, que lidera um acordo de cooperação entre o VM e o PS, de Duarte Raposo, pela CDU, e de Hugo Oliveira, pela Aliança Democrática (AD), que integra PSD e CDS-PP.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Notícias do Centro | Lusa

Tribunal dá razão à Águas da Serra e Covilhã continua sem resgatar concessão

Notícia anterior

GNR apreende 1.500 quilos de haxixe na Ria Formosa

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria