Guarda

Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela receberam 98 computadores

0

 A Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) entregou hoje, na Guarda, 98 equipamentos informáticos a 13 bibliotecas municipais da região para promover maior acessibilidade ao conhecimento.

“As nossas bibliotecas trabalham muito bem em rede, têm feito um trabalho muito bom. Com a entrega deste material queremos reforçar a sua adaptação às novas exigências tecnológicas e promover uma maior acessibilidade ao conhecimento”, disse Luís Tadeu, presidente da CIMRBSE, à agência Lusa.

Outro propósito é contribuir para que a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) “tenha mais utilizadores e melhorar a sua experiência, porque estes equipamentos são para serem usados pelos utentes, não pelos técnicos das bibliotecas”.

A cerimónia de entrega decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

A aquisição dos computadores e catálogos integrados, bem como a respetiva atualização dos programas informáticos, resultou de um investimento da ordem dos 106 mil euros, financiados integralmente pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

O levantamento das necessidades das bibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), que também integra as bibliotecas do Politécnico da Guarda e da Universidade da Beira Interior, foi efetuado pela Direção-Geral do Livro e dos Arquivos (DGLA).

“Os equipamentos foram distribuídos de acordo com esse levantamento e em função das necessidades que cada biblioteca manifestou na altura”, acrescentou Luís Tadeu.

Dos 15 concelhos da CIMRBSE apenas Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal não foram contemplados com este matéria informático porque as respetivas bibliotecas municipais ainda não integram a rede nacional de bibliotecas públicas nem a rede intermunicipal.

Os equipamentos foram adquiridos no âmbito da Medida C04-i01-m01- Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais, integrada na componente de investimento RE-C04-i01 – Redes Culturais e Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão decorreu na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).

Notícias do Centro | Lusa

1056 ninhos de vespa asiática desativados em Águeda em 2024

Notícia anterior

Venda de ‘ferry’ para abate em Aveiro sem interessados

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda