A Câmara de Belmonte deu início ao procedimento para a requalificação da Torre de Menagem, no castelo da vila, por um valor base de 150 mil euros.
Segundo o vice-presidente da autarquia, Paulo Borralhinho, o que se pretende é reparar os danos provocados por infiltrações, para que depois se possa instalar a componente museológica.
Paulo Borralhinho adiantou que a cobertura tem problemas e que a intervenção também prevê a recuperação da escada interior, que se foi degradando com as infiltrações, e da iluminação cénica, igualmente danificada.
“Estamos a falar da torre do castelo de Belmonte, o ex-libris da vila, e temos de o manter funcional para ser visitável com qualidade”, disse, em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do município de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.
Paulo Borralhinho acrescentou que é intenção da autarquia instalar no local elementos museológicos, que deem a conhecer figuras como Pedro Álvares Cabral, ou mais informação sobre o concelho de Belmonte.
“A primeira fase é fazer isto e depois musealizar o espaço, para que os visitantes consigam desfrutar muito mais daquilo que é o nosso castelo e saber muito mais da nossa história”.
De acordo com o autarca, a obra deverá ser feita no início do próximo ano.
Comentários