AveiroDestaque

BE espera que governo crie Parque Natural em Aveiro e que câmaras o facilitem

0

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Nelson Pereira disse hoje esperar que o Governo concretize o Parque Natural da Região de Aveiro e que as autarquias não criem obstáculos ao processo.

A Assembleia da República aprovou hoje o projeto de resolução do Bloco de Esquerda para a criação de um Parque Natural da Região de Aveiro, com o voto contra do PSD, a abstenção da IL, e os restantes votos a favor.

“Esperamos que o Governo execute esta deliberação da Assembleia da República e crie o novo Parque Natural agregando, pelo menos, as atuais sete áreas contíguas, protegidas e classificadas, da Ria de Aveiro, do Rio Vouga, da Pateira e das Dunas de São Jacinto”, comentou Nelson Peralta, autor do projeto de resolução.

O deputado acrescenta ainda que o Bloco “espera que o PSD, através das câmaras municipais a que preside na Região e da Comunidade Intermunicipal (presidida por Ribau Esteves, do PSD) não sejam uma força de bloqueio a esta valorização da região e que não deixe os interesses da especulação imobiliária ou outros se sobreponham à conservação da natureza e à proteção das gentes que vivem dos recursos naturais da Ria e dos restantes ecossistemas”.

Refira-se que a gestão das Dunas de São Jacinto foi recentemente descentralizada, ficando sob a liderança da Câmara de Aveiro e há vários anos que é reclamada a gestão pelos intervenientes locais da Ria de Aveiro, nomeadamente pela Comunidade Intermunicipal.

Para Nelson Peralta, a criação do parque natural “é uma decisão importantíssima para a conservação da natureza, para a valorização da região, mas também para a sustentabilidade ambiental e económica das atividades tradicionais “.

Numa nota de imprensa sobre a recomendação parlamentar, o Bloco recorda que “a Ria Formosa é um Parque Natural, ao contrário do que se passa na região de Aveiro”, lembrando que a lei define que um parque natural “é uma área cuja atividade humana é essencial para a conservação da natureza” e considera que “é o caso desta área do Baixo Vouga”.

Nos termos do projeto de resolução hoje aprovado, a criação do Parque Natural que inclui áreas protegidas, classificadas e contíguas na região, deverá incluir a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, o Sítio de Importância Comunitária e Zona Especial de Conservação da Ria de Aveiro, o Sítio Ramsar da Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal, o Sítio de Importância Comunitária e Zona Especial de Conservação do Rio Vouga, e a  Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Ficariam abrangidos pelo parque natural territórios dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos.

Notícias Do Centro

Estudante da Universidade da Beira Interior em Erasmus morre na Polónia

Notícia anterior

Prisão preventiva para cadastrado reincidente em violência doméstica na Feira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro