O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Nelson Pereira disse hoje esperar que o Governo concretize o Parque Natural da Região de Aveiro e que as autarquias não criem obstáculos ao processo.
A Assembleia da República aprovou hoje o projeto de resolução do Bloco de Esquerda para a criação de um Parque Natural da Região de Aveiro, com o voto contra do PSD, a abstenção da IL, e os restantes votos a favor.
“Esperamos que o Governo execute esta deliberação da Assembleia da República e crie o novo Parque Natural agregando, pelo menos, as atuais sete áreas contíguas, protegidas e classificadas, da Ria de Aveiro, do Rio Vouga, da Pateira e das Dunas de São Jacinto”, comentou Nelson Peralta, autor do projeto de resolução.
O deputado acrescenta ainda que o Bloco “espera que o PSD, através das câmaras municipais a que preside na Região e da Comunidade Intermunicipal (presidida por Ribau Esteves, do PSD) não sejam uma força de bloqueio a esta valorização da região e que não deixe os interesses da especulação imobiliária ou outros se sobreponham à conservação da natureza e à proteção das gentes que vivem dos recursos naturais da Ria e dos restantes ecossistemas”.
Refira-se que a gestão das Dunas de São Jacinto foi recentemente descentralizada, ficando sob a liderança da Câmara de Aveiro e há vários anos que é reclamada a gestão pelos intervenientes locais da Ria de Aveiro, nomeadamente pela Comunidade Intermunicipal.
Para Nelson Peralta, a criação do parque natural “é uma decisão importantíssima para a conservação da natureza, para a valorização da região, mas também para a sustentabilidade ambiental e económica das atividades tradicionais “.
Numa nota de imprensa sobre a recomendação parlamentar, o Bloco recorda que “a Ria Formosa é um Parque Natural, ao contrário do que se passa na região de Aveiro”, lembrando que a lei define que um parque natural “é uma área cuja atividade humana é essencial para a conservação da natureza” e considera que “é o caso desta área do Baixo Vouga”.
Nos termos do projeto de resolução hoje aprovado, a criação do Parque Natural que inclui áreas protegidas, classificadas e contíguas na região, deverá incluir a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, o Sítio de Importância Comunitária e Zona Especial de Conservação da Ria de Aveiro, o Sítio Ramsar da Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal, o Sítio de Importância Comunitária e Zona Especial de Conservação do Rio Vouga, e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Ficariam abrangidos pelo parque natural territórios dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos.
Comentários