Educação cultural e danças tradicionais estão em foco no seminário “Falando de Etnografia”, que o projeto “Baile dos Pastorinhos” promove no sábado na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, distrito de Leiria.
Segundo a organização, a iniciativa pretende lançar a “reflexão epistemológica” em torno do tema “Educação cultural”, debatendo temas como fontes para a salvaguarda patrimonial, a importância da educação cultural, projetos de cocriação nas comunidades e escolas de folclore.
O seminário abordará “temas e situação atuais”, sendo orientado para “todos os interessados no património cultural”, avançam os responsáveis de “Baile dos Pastorinhos”, em comunicado.
O historiador Jaime Gouveia, o músico Paulo Alexandre Silva, a mediadora cultural Liliana Abreu e dirigentes do Rancho Folclórico Casa do Povo de Fátima são os oradores do seminário.
A sessão decorre ao longo do dia na Junta de Freguesia de São Mamede e termina com uma oficina de dança tradicional e popular orientada por Marisa Barroso.
“Baile dos Pastorinhos” foi criado pela Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e pelo Politécnico de Leiria e persegue o “objetivo ambicioso” de “incutir o gosto das danças tradicionais e populares portuguesas nas gerações mais novas, para impedir que o folclore se extinga”, explicam os responsáveis do projeto.
Até outubro decorrem 25 ações junto de alunos, professores, folcloristas e público em geral nos concelhos de Leiria, Porto de Mós, Nazaré, Batalha, Alcobaça e Pombal, no âmbito deste que foi um dos programas selecionados para o apoio municipal no concelho de Leiria, no concurso lançado pela Rede Cultura 2027, que candidata o município a Capital Europeia da Cultura.
Comentários