O antigo Centro Cívico de Aradas, em Aveiro, vai passar a denominar-se Casa de Música a partir de terça-feira e a acolher a Orquestra Filarmonia das Beiras, anunciou hoje fonte autárquica.
“O executivo municipal deliberou aprovar o Protocolo de Cooperação a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Musical das Beiras/Orquestra Filarmonia das Beiras”, anuncia uma nota de imprensa.
Pelo protocolo aprovado em reunião de câmara, “é cedido o requalificado Centro Cívico de Aradas, que passará, a partir do dia 01 de outubro [terça-feira], a denominar-se Casa de Música”.
A obra de requalificação do edifício Casa de Música, realizada pela Câmara de Aveiro, implicou um investimento de cerca de um milhão de euros.
Para dar uma nova vida a um espaço destinado à realização de atividades culturais, foi feita a renovação e qualificação das infraestruturas, a readaptação de espaços funcionais e o melhoramento da acessibilidade.
O protocolo envolve ainda o apoio institucional, logístico e financeiro da câmara, no montante anual de 50 mil euros, para a realização das atividades da Associação Musical das Beiras.
Entre estas contam-se concertos, ações de atração de novos públicos, formação orientada para as escolas, espetáculos teatrais com música, óperas e grupos de câmara.
Fundada em 1995, a Associação Musical das Beiras é uma instituição cultural sem fins lucrativos que fornece suporte jurídico à Orquestra Filarmonia das Beiras, atualmente composta por 31 músicos, sendo dirigida pelo maestro Jan Wierzba.
Comentários