O “Hino ao Vouga” vai ligar, pela música, as três margens da Pateira, em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira, no âmbito de um projeto cultural que une os municípios de Sever, Albergaria-a-Velha e Águeda.
Trata-se de uma proposta do projeto de programação cultural em rede “3 Territórios, 1 Rio que nos une”, que envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.
Foi lançado um repto às coletividades locais dos três concelhos para que trabalhassem em conjunto num projeto artístico, que resultou na criação do hino “A Lenda do Rio”, uma obra musical dividida em três partes, elaborada pelo maestro Luís Cardoso (Águeda), pela Associação Musical dos Amigos da Branca (Albergaria-a-Velha) e pelo maestro Carlos Marques (Sever do Vouga).
O hino vai ser tocado dia 29 nas três margens da Pateira, às 21:45, pela Banda Nova de Fermentelos e pela Banda Marcial de Fermentelos, na margem de Fermentelos, enquanto a Banda Alvarense, às 22 horas, toca na margem de Espinhel e, pela mesma hora, a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, executa a obra na margem de Óis da Ribeira.
Além do espetáculo musical, vai ser feita em Espinhel uma recriação histórica da apanha do moliço, às 21 horas, pela Associação Improvise & Organize, a que se seguirá, pelas 21:30, um espetáculo de artes circenses, pela Companhia Malatitsch.
Pelas 23:15, as três margens “vão unir-se numa só”, com um espetáculo de drones e pirotecnia, que poderá ser acompanhado em cada uma das localidades banhadas pela Pateira.
O projeto “3 Territórios, 1 Rio que nos une” inclui outras iniciativas, como as três esculturas que estão colocadas nas três margens da Pateira, sendo o investimento global nos três municípios de 297.900 euros, suportados por fundos comunitários, através do Fundo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro.
Comentários