Aveiro

Aveiro: Fundo apoia a criação de obras de arte sobre a sustentabilidade

0

A rede internacional Culture Next, que a cidade de Aveiro integra, lançou uma open call no âmbito do seu “Fundo das Cidades para a Cultura”. A iniciativa irá selecionar sete artistas para trabalhar individual ou coletivamente, de modo a criarem obras que revelem as suas visões sobre a contribuição da cultura para um futuro sustentável.

Esta open call é dirigida a cidadãos ou residentes de qualquer país europeu, dentro e fora da União Europeia. Os interessados deverão submeter a sua proposta até ao dia 25 de fevereiro, através do seguinte link: https://culturenext.eu/cities-fund/  .

Cada artista selecionado irá receber o montante de 2.000 euros (brutos) para criar uma obra de arte, digital ou não digital. Aos artistas selecionados será dada a oportunidade de partilharem as suas ideias com outros criadores e desenvolver projetos em conjunto, se assim o desejarem. O objetivo principal do programa é apoiar a (co)criação de uma a sete obras de arte que envolvam os diferentes artistas selecionados. Estas obras serão promovidas pelas dez cidades que cocriaram o Fundo, mas também pelas restantes cidades-membro da rede Culture Next.

O Fundo das Cidades para a Cultura (Cities Fund for Culture) é um mecanismo pioneiro e alternativo aos tradicionais mecanismos de financiamento para a cultura. Para a concretização deste fundo contribuíram dez cidades europeias: Aveiro (PT), Braga (PT), Belfast (IE), Cluj-Napoca (RO), Elefsina (GR), Faro (PT), Leeuwarden (NL), Leeds (Reino Unido), Leuven (BE) e Oulu (FI).

A Culture Next, criadora do fundo, é uma rede europeia de 26 cidades provenientes de 17 países da União Europeia e do Reino Unido. A Culture Next foi fundada em 2017 por dez cidades europeias, entre as quais Aveiro, contando com atuais e anteriores candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura. A sua missão é apoiar as cidades na implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientadas para a cultura, com base nas experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Os membros atuais da rede são Aveiro, Braga, Faro, Funchal, Leiria, Oeiras (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Chemnitz (Alemanha), Clermont – Ferrand (França), Cluj-Napoca (Romênia), Daugavpils (Letônia), Debrecen (Hungria), Dornbirn (Áustria), Dublin (Irlanda), Eleusis (Grécia), Gdańsk (Polônia), Leeds (Reino Unido), Leeuwarden (Holanda), Leuven (Bélgica), Neringa, Plungė (Lituânia), Nitra, Trenčín , Žilina (Eslováquia), Oulu, Savonlinna (Finlândia).

Notícias Do Centro

Museu de Geodesia em Vila de Rei reabre dia 5 de fevereiro

Notícia anterior

Ansião tem Conselho Municipal de Educação

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro