Portugal

Autoridades alertam para o uso dos dispositivos de segurança em nova campanha

0

A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertaram ontem, dia 9, para a importância do uso dos dispositivos de segurança nas estradas com o lançamento de uma nova campanha.

A campanha “Cinto-me Vivo” vai decorrer a partir desta terça-feira e prolongar-se até dia 16, estando inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Além de realçar a relevância do cinto de segurança, a campanha aponta também para a necessidade de utilização de capacete com modelo aprovado e devidamente ajustado e para as cadeirinhas para crianças, que reduzem de forma muito significativa o risco de lesões graves ou morte.

De acordo com a nota enviada às redações, a campanha vai contar com operações de fiscalização de GNR e PSP “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, bem como ações de sensibilização por parte da ANSR no território continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O calendário de sensibilização e fiscalização prevê ações na terça-feira (10:00), na EN114, em Évora; na quarta-feira (08:00), na Rua Tenente Sanches Miranda, em Beja; na quinta-feira (08:00), na EN101, em Vila Verde (Braga); na sexta-feira (10:00), na Rua Cidade D’Agen, em Santarém; e na outra segunda-feira (07:30), na EN10, em Azeitão.

“Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar. O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao peso da criança reduz em 50% o risco de morte”, pode ler-se no comunicado.

A campanha é já a nona no plano de 12 ações de sensibilização e fiscalização programadas para este ano. O Plano Nacional de Fiscalização de 2024 contempla as seguintes áreas: velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e fiscalização dos veículos de duas rodas a motor.

Notícias do Centro | Lusa

Fim da ligação ferroviária ao centro de Coimbra adiado para janeiro de 2025

Notícia anterior

Chefes da guarda prisional temem que inquérito desvalorize fuga de reclusos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal