DestaqueViseu

Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”

0

O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse hoje à agência Lusa que a abertura do concurso para requalificação da estrada nacional 222 (EN 222) é “a prenda de Natal” para o concelho.

“É uma boa notícia. É a prenda de Natal para o concelho, porque nos últimos sete anos, desde que assumi a presidência, é a obra à qual mais me dediquei e que o executivo mais se esforçou para conseguir”, afirmou Manuel Cordeiro.

Eleito em 2917, pelo movimento “Pela Nossa Terra”, e assumindo-se como independente, Manuel Cordeiro considerou que, apesar de ter havido “a promessa do PS de que [a obra] seria feita, a mudança de Governo causa sempre alguma apreensão”.

“Felizmente, cumpriram com a palavra e foi hoje para concurso público a obra que é de absoluta necessidade para o concelho [distrito de Viseu], é uma das nossas principais entradas e está num estado lastimável”, apontou o presidente da Câmara.

A EN 222, que acompanha o rio Douro, será requalificada pela Infraestruturas de Portugal (IP) em 12 milhões de euros (ME) numa extensão de 16 quilómetros, todos no concelho de São João da Pesqueira, desde a entrada da vila até às Bateiras, zona do Pinhão.

“É a via que usamos para chegar à urgência do Hospital de Vila Real, é a via que os camiões que transportam o vinho usam para chegar à autoestrada (A24), em direção à Régua (distrito de Vila Real) ou a Lamego (distrito de Viseu)”, indicou.

Assim como “a própria comodidade das pessoas e dos turistas que visitam o concelho e as quintas vitivinícolas” do Douro e que estão no Município de São João da Pesqueira, “o maior produtor” de vinho do Porto.

A obra em causa tinha sido “alvo dos discursos do próprio Presidente da República, que manifestou o desejo de chegar, nos próximos anos, a São João da Pesqueira na estrada requalificada”, aquando da inauguração da Vindouro, em setembro de 2023.

Em 24 de setembro deste ano, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, esteve em São João da Pesqueira e anunciou o lançamento do concurso de requalificação e alargamento do troço da EN 222 que “há décadas é reclamado” pela população.

“Sou insuspeito, porque sou independente, mas até acho que o lançamento do concurso foi feito num prazo recorde, o que me deixa muito contente, porque é sinal que lhe foi dada toda a importância que merece”, reconheceu.

Manuel Cordeiro admitiu que, com o concurso a fechar em 07 de janeiro de 2025, e tendo em conta “o tempo necessário para os trâmites dos processos, a adjudicação e validação do Tribunal de Contas, pode ser que comece daqui a seis a sete meses”.

“Olhando de forma otimista para a obra, acredito que no início do segundo semestre de 2025 a obra possa arrancar, o que me parece razoável”, admitiu Manuel Cordeiro.

Notícias do Centro | Lusa

Câmara de Vagos aprova proposta de orçamento que ultrapassa 32 milhões

Notícia anterior

Castelo Branco investe no Centro de Dia de Louriçal do Campo

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque