AveiroDestaque

Ator e apresentador João Baião vai ser rei do Carnaval Luso-Brasileiro na Mealhada

0

O ator e apresentador de televisão João Baião vai ser o rei do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que terá lugar na Mealhada, de 06 a 17 de fevereiro de 2026, revelou hoje a organização do evento.

“Ao escolher o João Baião como rei do Carnaval 2026, a Associação do Carnaval da Bairrada pretende homenagear não só um artista de referência nacional, mas também um verdadeiro embaixador da alegria e da cultura popular portuguesa, garantindo um reinado marcado pelo entusiasmo, pela inclusão e pela celebração da tradição carnavalesca”, justificou o seu presidente, Márcio Freixo.

Ao apostar num rei português, a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) quebra a tradição de ter uma personalidade brasileira nos desfiles, no entanto, decidiu apostar “em fazer reviver a presença da Miss Bairrada como rainha, ao lado do apresentador e ator João Baião”.

“Para a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, vamos recuperar uma tradição perdida que é a eleição da Miss Bairrada. A Miss Bairrada, mais do que um título de beleza, será a embaixadora da cultura, das tradições e dos valores bairradinos, assumindo, ao longo do seu reinado, um papel ativo na promoção da região”, informou ainda o presidente da Associação do Carnaval da Bairrada.

Já o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, evidenciou que o Carnaval é uma referência identitária deste concelho do distrito de Aveiro e um fator de valorização do território.

“Trata-se de um evento com projeção muito para além da Mealhada e da própria região, que atrai anualmente milhares de visitantes. Essas pessoas acabam por contactar com a nossa cultura, conhecer os nossos pontos de interesse turístico e, de forma muito especial, experimentar a nossa gastronomia, promovida sob a marca das 4 Maravilhas, acrescentou.

O evento, que conta com o apoio do Município da Mealhada, abre portas no dia 06 de fevereiro com a eleição da Miss Bairrada, seguindo-se o Carnaval Trapalhão, no dia 07, e o Carnaval de Palmo e Meio, no dia 08, onde são esperadas mais de 1.500 crianças das escolas e das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

A apresentação das escolas de Samba da Mealhada terá lugar no dia 13 e os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes – GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira e de grupos apeados -, no Domingo Gordo (15 de fevereiro) e Dia de Carnaval (dia 17), estando igualmente previsto o Desfile Noturno na véspera (dia 16).

Para esta edição, regressa a realização do Concurso de Carnaval, com a escola vencedora a representar o Carnaval da Mealhada no Troféu Nacional.

Já a gala de entrega de prémios do Concurso de Carnaval 2026 acontecerá no dia 21 de fevereiro.

Segundo a organização, o percurso do desfile volta a ser idêntico ao dos anos anteriores, no centro da cidade, com saída junto aos CTT e final na Praça do Choupal, com zonas de bancadas junto ao Tribunal e na avenida 25 de Abril.

Notícias do Centro | Lusa

Instituto Politécnico da Guarda vive dia histórico

Notícia anterior

GNR detém dois homens por grafitarem infraestruturas da A25 em Vouzela

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro