Leiria

Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Leiria lança campanha para pagar nova sede

0

 A InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, sediada em Leiria, lançou uma campanha de angariação de fundos com o objetivo de pagar a nova sede, para onde espera mudar-se no final de 2025.

A primeira iniciativa foi o lançamento, em parceria com a livraria Arquivo, de uma coleção de postais de Natal ilustrados por nove artistas e por um jovem acompanhado num dos projetos da InPulsar.

Cada postal da coleção, denominada “Só quero um sítio para pousar a cabeça”, reflete o tema da habitação e do acolhimento, para lembrar da importância de se ter um lugar para chamar de casa, divulgou aquela instituição particular de solidariedade social (IPSS).

À agência Lusa, a diretora-geral da InPulsar, Lisete Cordeiro, afirmou que é “um sonho ter um espaço, uma sede própria”.

“Achámos que era também a oportunidade. Já temos 12 anos, já temos uma marca, quer na cidade de Leiria, quer na região de Leiria”, disse Lisete Cordeiro, explicando que este é o primeiro passo de outras campanhas e outros desafios.

A responsável da InPulsar adiantou que a atual sede está instalada numa loja arrendada em Leiria, cidade onde serão também as futuras instalações.

Segundo a diretora-geral, a associação fez uma candidatura à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, para resposta de apartamento partilhado, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

“O nosso objetivo era, através deste financiamento, ter uma parte deste espaço para um apartamento partilhado, portanto, uma resposta de alojamento na cidade de Leiria, e outra parte do edifício seria para as instalações da nossa sede”, esclareceu, referindo tratar-se de uma vivenda onde, no espaço exterior, poderão ser desenvolvidas outras atividades.

Lisete Cordeiro notou que a associação ainda não tem resposta à candidatura, mas a InPulsar decidiu avançar para a compra, de 300 mil euros, através da contração de um empréstimo.

“Ou adquiríamos ou perdíamos o valor que tínhamos dado de entrada e, mesmo não sabendo a resposta, decidimos dar este passo, porque, de facto, era um objetivo que tínhamos”, realçou.

Se o financiamento for aprovado, garante 75% do valor da futura casa.

Questionada sobre quando se prevê a mudança da Inpulsar para o novo espaço, a diretora-geral disse que previamente vão ser necessárias “algumas obras de melhoria”, perspetivando a mudança para o final de 2025.

“Tem um espaço muito interessante para fazer atividades, quer com crianças, quer com adultos, e gostávamos já de poder utilizar o espaço no início do próximo ano”, acrescentou.

A InPulsar, que completa 13 anos em março de 2025, tem atualmente 28 colaboradores, e a sua atividade, distribuída por 10 projetos de intervenção social, é financiada por diversas entidades públicas e privadas. Trabalha com mais de três mil pessoas por ano, adiantou.

A IPSS trabalha com crianças e jovens provenientes de contextos vulneráveis e com insucesso escolar, e com pessoas em situação de sem-abrigo, refugiados, requerentes de asilo ou imigrantes, com foco particular na garantia de habitação e na saúde mental.

A associação dispõe também de um Gabinete de Inserção Profissional dirigido a imigrantes.

“No fundo, trabalhamos para todos e o nosso objetivo é que as pessoas se sintam parte da cidade e se sintam parte da sociedade. Trabalhamos muito para a coesão social”, adiantou a diretora-geral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário.

Notícias do Centro | Lusa

“O Homem dos Mil Dedos”! Concerto homenageia Carlos Paredes no centenário do seu nascimento

Notícia anterior

Câmara da Guarda constrói 51 fogos de habitação social com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria