CoimbraDestaque

Assinado auto de consignação da futura residência de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

0
O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, assinaram esta manhã o auto de consignação da obra da residência de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, que representa um investimento superior a quatro milhões de euros.  
A futura residência de estudantes da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital vai ter uma ocupação de 98 camas e representa um investimento que ascende os 4,5 milhões de euros por parte do IPC – Instituto Politécnico de Coimbra, financiado quase na totalidade por fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Os trabalhos arrancaram esta segunda-feira, têm um prazo previsto de conclusão de um ano e vão dar vida ao antigo e histórico edifício do Hotel S. Paulo, situado no centro da cidade e próximo das instalações daquela instituição de ensino superior.
Na assinatura do auto de consignação da obra, José Francisco Rolo referiu que o momento vivido esta manhã “marca uma nova fase” para Oliveira do Hospital, “para o desenvolvimento da cidade e para elevar a qualidade do ensino politécnico na nossa região”.
Para o presidente da Câmara Municipal, a criação desta “importante estrutura vai permitir acolher mais alunos, dar mais força ao crescimento” da ESTGOH e é também “o reflexo de um trabalho de cooperação” entre o município e o IPC “e um verdadeiro contributo para a coesão territorial”.
Vai ser também, afirmou, “um novo impulso para a cidade dado pelo ensino superior, determinante para o futuro de Oliveira do Hospital, uma vez que vai trazer mais oportunidades para os estudantes e mais desenvolvimento económico e social”.
Sobre a obra, o presidente da Câmara notou a importância e o contributo que vai dar “para a dinâmica urbana e na regeneração urbana” que está em curso na cidade, à qual se vai juntar “outro projeto ambicioso e importante” que vai ser o novo edifício da ESTGOH.
“Quando este projeto estiver concluído e a acolher estudantes veremos que a cidade deu um grande salto e um importante impulso para a região”, afirmou José Francisco Rolo.
A existência de uma residência para os estudantes da ESTGOH é, para o presidente do IPC, “um desejo de há muito tempo”, por forma a que seja possível “continuar a desenvolver o trabalho que a escola tem feito e, de alguma forma, a desenvolver a região”.
Segundo Jorge Conde, “a escola teve nos últimos anos um crescimento exponencial”. Por isto, esta oferta de alojamento “vem seguramente aumentar a capacidade de atrair estudantes e de ajudar a escola a crescer e a atingir o nosso objetivo dos 1000 alunos”.
A cerimónia desta manhã contou com as presenças do presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, da vereadora da Educação da Câmara Municipal, Graça Brito, da presidente da ESTGOH Vera Cunha, entre outros representantes do Instituto Politécnico de Coimbra.
O ato da assinatura do auto de consignação ficou igualmente marcado pelo momento simbólico da entrega da chave do edifício à empresa Isidovias, responsável pela obra. Prevê-se que a nova residência de estudantil esteja disponível para receber os estudantes já no próximo ano letivo 2025/2026.

Telemóvel e canivete apreendido a traficante em Castelo Branco

Notícia anterior

Acidente na A25 em Celorico da Beira provocou um morto e dois feridos graves

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra