Castelo Branco

Artista plástico Manuel Cargaleiro recebe Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

0

O artista e ceramista Manuel Cargaleiro, de 95 anos, vai ser hoje homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, anunciou a autarquia.

A cerimónia de atribuição está prevista para as 15:30, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Em julho deste ano, Manuel Alves Cargaleiro recebeu o doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, cidade da região onde nasceu, no distrito de Castelo Branco.

Quando o ceramista completou 90 anos, em 2017, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-o, no Palácio de Belém, em Lisboa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, descrevendo-o como “o artista completo”.

Natural de Vila Velha de Ródão, Manuel Alves Cargaleiro é autor de uma vasta obra, representada em coleções públicas e privadas em Portugal e outros países, como França e Itália.

Executou vários trabalhos de arte pública, nomeadamente, a estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, em Paris, os painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, a fachada da Igreja de Moscavide, o painel para a escola com o seu nome no Seixal, a fonte no Parque da Cidade de Castelo Branco, e a estação Colégio Militar do Metro de Lisboa.

Nascido a 16 de março de 1927, Manuel Cargaleiro iniciou estudos em 1946, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas abandonou aquela área para se dedicar às artes plásticas, iniciando-se como ceramista na Fábrica Sant’Anna, em Lisboa.

Em 1952 fez a primeira exposição individual, na Sala de Exposições do Secretariado Nacional da Informação Cultura Popular e Turismo (SNI).

Na década de 1950, foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, em Itália, onde estudou cerâmica, e da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, onde passou a residir desde 1958.

Parte da sua obra encontra-se em exposição permanente no Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, onde se concentra a coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, criada em 1990, para gerir, exibir e divulgar o seu património.

Notícias do Centro | Lusa

Proteção Civil alerta população para previsões de chuva que podem causar cheias na região Centro

Notícia anterior

Ministro apela às autarquias para que acompanhem reforço do investimento na Cultura

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados