Aveiro

Aprovada a inscrição da “Festa de São Gonçalinho” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

0

No seguimento da iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de apresentar a proposta de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário Nacional do Património Cultural, o Instituto Público Património Cultural (que sucedeu à DGPC) comunicou formalmente à CMA no passado dia 17DEZ24 a aprovação da referida proposta.

A efetivação do registo prossegue agora os devidos passos formais, que culminam com a publicação da decisão, nos próximos dias, em Diário da República.

“É uma excelente decisão e uma notícia que recebemos com muito satisfação, por todo o trabalho empenhado da CMA e das entidades suas parceiras neste processo, e que assume o simbolismo muito especial de acontecer no ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura e a menos de um mês do início da Festa de São Gonçalinho de 2025. Como sempre tenho dito, a Cultura é uma área fundamental da ação da CMA, que inclui diversas dimensões – tais como esta – de cuidar da herança e do património cultural, para que a história e a cultura Aveirense sejam valorizadas”, disse o Presidente Ribau Esteves.

O trabalho de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário do Património Cultural e Imaterial de Portugal foi instruído por uma Equipa Técnica da CMA, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, e integra a estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro, num claro reconhecimento da importância e relevância comunitária da Festa de São Gonçalinho.

Notícias do Centro | Lusa

Já começou a construção do novo arruamento na cidade de Anadia

Notícia anterior

Mais de 200 comerciantes podem integrar Bairro Comercial Digital de Mangualde

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro