Coimbra

Antigo delegado do INATEL de Coimbra João Fernandes morreu aos 95 anos

0

 O antigo delegado do INATEL de Coimbra João Fernandes, deputado do PS nas I e II legislaturas, morreu aos 95 anos, informou hoje a família.

Nascido em Coimbra, mas com raízes no concelho da Lousã pelo lado materno, João Fernandes estava doente há algum tempo e morreu ao início da noite de segunda-feira.

Desempenhou durante cinco anos a função de secretário coordenador da Federação de Coimbra do PS, entre 1981 e 1986, tendo em vários momentos ocupado temporariamente o lugar de deputado na Assembleia da República.

Durante décadas, trabalhou numa farmácia da Baixa de Coimbra, espaço que funcionava como ponto de encontro com os amigos próximos, com destaque para o escritor Miguel Torga, o advogado António Arnaut e o médico Fernando Valle, os dois últimos cofundadores do PS.

João Fernandes teve algumas investidas contra a ditadura de Salazar, designadamente em Elvas, onde, após a II Guerra Mundial, trabalhou também como ajudante de farmácia e conheceu a austríaca Gertrud Ondrejkovics, com quem casou, tendo nascido três filhas do matrimónio, uma delas a viver em Viena.

A sua filiação no PS ocorreu em 1974, através do seu amigo Fausto Correia, então um jovem jornalista em Coimbra.

Desempenhou sucessivos cargos partidários, autárquicos e sindicais, mas afastou-se depois da política ativa, “algo desconsolado” e sem “saudades nenhumas” da experiência, como chegou a afirmar em público.

Em Coimbra, durante cerca de 30 anos, enquanto responsável máximo da delegação regional da INATEL, hoje Fundação INATEL, João Fernandes empenhou-se no apoio da instituição aos grupos de folclore e teatro e às filarmónicas, bem como diferentes atividades editoriais e culturais, como é o caso da Feira Medieval, em Coimbra, e do Encontro de Tocadores de Concertina, na Lousã, entre outras.

Assumia que a experiência rural, no lugar dos Pegos, arredores da Lousã, onde na infância passava férias com os avós, pequenos agricultores, foi determinante para a sua identificação com o escritor transmontano Miguel Torga.

Em 2007, no catálogo de uma exposição com que o INATEL assinalou o centenário do nascimento do autor de “Os Bichos”, afirmou que Coimbra, onde ambos, João Fernandes e Miguel Torga, se tornaram amigos, “representa uma neutralidade vigilante, fazendo a osmose do espírito que parte com o corpo que fica. Do espírito que vai, ou deve ir, a todas as aventuras do mundo, e do corpo que tem raízes imutáveis no chão nativo”.

Notícias do Centro | Lusa

Homem morre em acidente de trabalho em Leiria

Notícia anterior

Hospital da Feira vai monitorizar problemas cardíacos em fábricas de São João da Madeira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra