Leiria

Ansião homenageou “médico do povo” Fernando Travassos

0

O município de Ansião prestou uma especial homenagem ao Dr. Fernando Travassos no dia em que completaria 100 anos de vida.

No dia 1 de fevereiro, algumas iniciativas foram levadas a cabo para assinalar o centenário do Dr. Travassos, o “médico do povo” ansianense, defensor das tradições e apoiante da força associativa do concelho que o acolheu e onde desenvolveu a sua carreira profissional e um exemplar humanista que perdurará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de com ele partilhar alguns momentos.

A partir das 10:30, o Consultório da Memória, inaugurado em 2019, abriu as suas portas, no âmbito do “Dia Aberto”, para receber todos os que quiseram visitar e revisitar o espaço de perpetuação da atividade clínica desta figura ímpar que, não sendo originária do concelho, nele escolheu viver desde 1949 e morrer, em 2018.

No período da tarde, teve lugar, no Auditório da Câmara Municipal, o Colóquio “Dr. Travassos, O Médico do Povo”, no qual marcou presença a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e alguns membros da comunidade para dar o seu testemunho relativo ao contacto que tiveram com este ser que se tornou lendário. As diversas participações tiveram em comum a manifestação da admiração e do carinho que o médico colheu na comunidade que escolheu como sua.

Este foi também um momento para o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, dirigir algumas palavras de apreço a todos os profissionais de saúde que, nos últimos dois anos, têm tido um papel preponderante na luta contra a pandemia que nos assola. Também Rosa Reis Marques referiu ser aquele um momento para celebrar a esperança num futuro mais risonho e saudável que o presente e o passado mais recente.

Seguiu-se a inauguração do busto do Dr. Fernando Travassos, da autoria do escultor Pedro Figueiredo, outrora aluno do ansianense Fernando Freire, cerimónia que finalizou com a atuação da Cantata do Rancho Típico de Alvorge, coletividade de que o médico foi o primeiro membro honorário.

O local escolhido para a implantação do busto, junto à Praça do Município, foi aquele que, no dia da inauguração do espaço dedicado ao seu espólio, 10 de agosto de 2019, acolheu a “Oliveira SNS”, plantada numa parceria entre o Município de Ansião e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em reconhecimento ao criador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut.

A partir de agora, nele passará a evocar-se também outra personalidade que se entregou de corpo e alma ao serviço local de saúde.

Notícias Do Centro

Festa da Amendoeira em Flor de Foz Côa regressa com novo formato

Notícia anterior

Capitão Fausto atua na Casa da Criatividade em São João da Madeira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria