CoimbraDestaque

Ana Abrunhosa promete valorizar as margens do Mondego em Coimbra

0

A candidata da coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), Ana Abrunhosa, prometeu hoje valorizar as margens do Rio Mondego, na cidade de Coimbra, especialmente a margem esquerda, que “tem estado esquecida”.

“Queremos valorizar as margens do Mondego como um grande espaço público de Coimbra, combinando regeneração natural com requalificação urbana, com a expansão das áreas verdes e equipamentos de lazer, com a integração urbanística da margem esquerda, que tem estado esquecida”.

Depois de um passeio de meia hora pelas águas do Mondego, num barco movido a energia solar, a candidata apontou que o Rio Mondego “é o símbolo de Coimbra”.

No entanto, as suas águas e margens estão “totalmente subaproveitadas”, precisando o rio de “ser mais cuidado” e “desassoreado”.

“O Mondego é um recurso natural ainda pouquíssimo explorado para a vivência social, para a prática desportiva e para a promoção da saúde física e mental. Mas, para isso, precisamos de infraestruturas da excelência para treinar atletas de topo e acolher grandes competições, transformando o rio num palco privilegiado para desportos aquáticos não motorizados e eventos de referência”.

Em declarações à agência Lusa, considerou que a margem esquerda “não existe para a cidade”, tendo como pretensão a sua integração urbanística com o desenvolvimento de infraestruturas desportivas da excelência.

“Vamos renaturalizar as margens e cuidar do rio vivo, renaturalizar as margens do Mondego através da recuperação de ecossistemas ribeirinhos e da formação de espécies autóctones. Vamos aproveitar as margens do rio desde a Portela até ao Choupal, com praias fluviais urbanas, aliás aqui muito perto do Exploratório queremos ter uma, com áreas de lazer, equipamentos desportivos, espaços de convívio que incentivem a permanência e a interação da população com o rio”.

A antiga ministra da Coesão Territorial vincou ainda que tem como objetivo começar logo a trabalhar num plano integrado para a margem de Santa Clara, articulando-o com o Distrito de Inovação que têm previsto para a Baixa de Coimbra, que qualifique os espaços urbanos e assegure a revitalização do centro da cidade.

“Aqui, a ideia é a de que a Baixa atravesse o rio e se prolongue por Santa Clara e o próprio Distrito de Inovação que queremos fazer na Baixa se prolongue também para Santa Clara. Que esta revitalização do centro da cidade inclua o rio, combinando habitação, comércio, serviços com equipamentos culturais, educativos e desportivos, promovendo a mobilidade sustentável, a criação de espaços verdes qualificados e uma ligação efetiva ao rio”, concretizou.

Para a margem esquerda defendeu ainda a criação de um centro de treino especializado em desportos aquáticos, com remo, canoagem, natação em águas abertas e triatlo, equipado para acolher atletas locais, nacionais e internacionais.

“Queremos ter capacidade para organizar competições de alto nível e este centro de treino do Mondego passa também por requalificarmos os centros de desportos náuticos existentes”, acrescentou.

Ana Abrunhosa aludiu ainda à Praça da Canção, que funciona como “um queimódromo e um latódromo”, mas que pretende transformar “numa verdadeira Praça da Canção no sentido do termo”.

“Com equipamento urbano, espaços de lazer, casas de banho e equipamentos infantis. É inimaginável olhar para o lado esquerdo da margem, para uma área tão privilegiada e vê-la deserta e descuidada a maior parte do ano”, concluiu.

Além de Ana Abrunhosa, pelo PS, são candidatos nas eleições de dia 12 o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/MPT); Francisco Queirós, pela CDU (coligação PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

Notícias do Centro | Lusa

Hospital do Fundão vai ter serviço de Medicina Nuclear

Notícia anterior

PJ da Guarda detém duas pessoas por 300 burlas informáticas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra