AveiroDestaque

Albergaria com orçamento de 42,5 milhões para 2025 marcado por recuperação dos incêndios

0

 A Câmara de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, vai gerir em 2025 um orçamento de 42,5 milhões de euros (ME), marcado pelos investimentos relacionados com a recuperação dos incêndios ocorridos em setembro.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) foram aprovados na reunião de Câmara com os votos da maioria CDS-PP e duas abstenções dos vereadores do PSD.

O orçamento para 2025 atinge o montante de 42.515.108 euros, o que representa um aumento de 6,4 ME face ao de 2024, sendo que 33,7 ME encontram-se inscritos nas GOP nas quais o município define as grandes prioridades para o próximo ano.

No enquadramento do documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara, António Loureiro, refere que 2025 será “um ano exigente por todo o contexto associado à recuperação dos incêndios” ocorridos em setembro e que o autarca estima que demore mais de dois anos.

“Estes gravíssimos incêndios colocaram o concelho em situação de calamidade com danos e prejuízos de milhões de euros e configuram um desafio acrescido para 2025, considerando a já exigente gestão municipal”, refere o autarca.

António Loureiro defende que é preciso apoiar as pessoas afetadas de uma forma rápida e eficaz para um regresso à normalidade o mais rapidamente possível, realçando ainda que a execução de intervenções de estabilização e emergência pós incêndio será “um dos principais desafios nos próximos dois anos”.

Do lado da oposição, os vereadores social-democratas referem, na declaração de voto, que não sendo este o orçamento do PSD optaram pela abstenção, garantindo a manutenção de vigilância pela execução das grandes opções do plano.

Nas GOP destacam-se os investimentos na Educação (8,4 ME), estando previstos 3,8 ME para obras no parque escolar, e na Habitação e Serviços Coletivos (6 ME), com 3,2 ME destinados à construção de habitação e reabilitação de habitação social do município, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

A área da Higiene, Segurança e Ordem Pública tem uma dotação de 5,5 ME, onde se inclui a Proteção Civil e luta contra incêndios, com 430 mil euros, e intervenções relacionadas com os fogos, que vão custar mais de dois milhões de euros.

Relativamente ao pacote fiscal, a autarquia decidiu manter uma baixa carga fiscal sobre empresas e famílias, com o Imposto Municipal sobre Imóveis nos 0,3%, a Taxa de Derrama nos 1,2% para as empresas que apresentem um volume de negócios superior a 150 mil euros e 0,2% para as restantes, mantendo-se igualmente os 2,75% da participação no IRS.

Os documentos têm ainda de ser aprovados pela Assembleia Municipal, com reunião agendada para sexta-feira e onde o CDS-PP tem a maioria.

Notícias do Centro | Lusa

GNR deteve seis comerciantes em fiscalização a lojas no concelho de Pombal

Notícia anterior

Transportes Urbanos de Coimbra com nova aplicação com informação em tempo real

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro