O novo espetáculo da Ajidanha, “Obrigado, senhor Zé”, estreia no dia 6 de julho, pelas 21h30, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.
A entrada é gratuita e o espetáculo é para maiores de 6 anos. Trata-se de uma com criação coletiva a partir de uma ideia de Rui Pinheiro, com encenação de Fábio Superbi, consistindo no primeiro espetáculo da Ajidanha a utilizar marionetas.
O espetáculo “Obrigado Sr. Zé” decorre num bar, como tantos outros bares que existem, em qualquer lugar… Sendo dada uma ênfase especial a quem está detrás do balcão, que muitas vezes não serve apenas uma bebida, mas serve também um consolo, um conselho, uma opinião… passando a exercer funções de psicólogo, filósofo, comentador político ou desportivo, entre tantas outras. Falamos de vidas não olhadas, mas que olham por nós.
Na sinopse da peça, pode ler-se que “todos os lugares contêm recordações, memórias, mas existem lugares que têm tantas, que uma caixa não é suficiente. Estas lembranças podem parecer simples, insignificantes, lixo até, mas são verdadeiramente memórias. Contar como o proprietário deste bar vai enchendo essa caixa, durante a sua vida, é o desígnio que este espetáculo pretende”.
A manipulação de marionetas está a cargo de Pedro Grácio, Rui Pinheiro e Sofia Miguel.
Refira-se que havia a vontade, há alguns anos, de a Ajidanha experimentar as marionetas. Numa formação de marionetas com Fábio Superbi, surgiram dois bonecos que nos recordam alguém… Foi este o mote, para, a partir de um bar conhecido da localidade de Idanha e o seu casal de proprietários, inspirar este “Obrigado Senhor Zé”.
É uma coprodução Ajidanha e Centro Cultural Raiano, com os apoios do Município de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. Tem ainda o apoio da República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Mais informações aqui
Comentários