No próximo dia 22 de junho, a Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade (AEMITEQ) irá realizar um workshop relativo ao tema “Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar – desafios e soluções”. A iniciativa, que terá lugar na incubadora COM.ESTRELA, localizada em Seia, pelas 14h30, já tem inscrições abertas.
O programa do workshop, contará com a presença de duas empresas do setor alimentar, nomeadamente, Queijos Lagos e Casa da Prisca, para abordar os temas “A realidade no setor dos queijos” e “A realidade no setor dos enchidos”.
Para além da participação destas entidades, contará também com a comunicação online sobre “Os microplásticos no uso alimentar”, protagonizada por uma doutoranda da Escola Superior Agrária de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, que, atualmente, está a fazer o seu doutoramento na área dos microplásticos na agricultura, na Universidade de Wageningen, localizada nos Países Baixos. E, ainda, com o painel “Os plásticos e microplásticos – gestão do ciclo de vida dos plásticos”.
A iniciativa contará, também, com a mesa-redonda que intitula o workshop “Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar – desafios e soluções”.
O Workshop “Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar – desafios e soluções” enquadra-se nas atividades do Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, cofinanciado pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.
Trata-se um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um projeto-piloto de âmbito regional, que, num contexto de trabalho em rede entre todas as Universidades, Politécnicos e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, promovendo assim a inovação e o desenvolvimento sustentável da Região Centro.
O ECOSSISTEMA INOVC+ é composto por 19 entidades que pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projeção internacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D+I: Universidade de Coimbra (líder do consórcio); Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Pedro Nunes; OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; ASSOCIAÇÃO BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.
A participação no workshop é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do formulário, disponível aqui.
Comentários