Coimbra

ADN garante descentralização da cultura em Coimbra e apoio aos agentes culturais

0

O candidato do ADN à Câmara de Coimbra assumiu hoje o compromisso de expandir e descentralizar as atividades culturais da autarquia para fora da cidade e apoiar os agentes locais.

“Entendemos que a cultura tem de chegar a todo o concelho e a todas as freguesias. Quando se fala em cultura não é em concertos dos Rolling Stones, é em cultura mesmo, aberta a todos os gostos e a todos os tipos”, defendeu Sancho Antunes, no último dia de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo.

Numa análise à situação atual, o candidato salientou que Coimbra “só olha para dentro e não para fora”, pelo que falta levar os eventos culturais a todos os pontos do município, constituído por 18 freguesias e uniões de freguesia.

A proposta do ADN, segundo Sancho Antunes, passa por estabelecer protocolos com as juntas de freguesia, instituições de cultura, teatro e bandas de garagem.

“A cultura e o turismo terão de sair da cidade e dar a conhecer outras aldeias, porque promover a cultura fora da cidade é promover a cultura em si mesma”, disse o candidato, que termina esta tarde a campanha com uma caravana por todas as freguesias do concelho.

Salientando que toda a população devem ter acesso aos eventos culturais, o cabeça de lista do ADN reiterou que “a cultura terá de ser aberta a todos os gostos, a todo o concelho, e todas as freguesias, sem deixar nenhuma para trás”.

Sancho Antunes salientou que espaços como o Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, que “está sem atividade”, ou zonas comerciais, como os ‘retail park’ ou a Baixa da cidade, podem ser aproveitados para realizar eventos culturais.

Além de Sancho Antunes, pelo ADN, são candidatos às eleições do próximo domingo o atual presidente da Câmara pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), José Manuel Silva; a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU; o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

Notícias do Centro | Lusa

Homem em fuga do Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa detido em Águeda

Notícia anterior

Trabalhadores de ‘call center’ de Castelo Branco com salários em atraso

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra