A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) abriu um novo concurso público para a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros, anunciou fonte autárquica.
O Serviço Público de Transporte de Passageiros da Região de Aveiro será concessionado por um período de cinco anos, pelo valor base de 1,6 milhões de euros, acrescido de IVA, e o prazo de recessão de propostas decorrer até 11 de junho.
Segundo uma nota da CIRA, “trata-se de uma operação pioneira e sem histórico na região”, cujo modelo de negócio “passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e está a concurso com um lote único de 10 operações municipais”.
Do âmbito do concurso está excluído o transporte urbano de Aveiro, que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal.
São objetivos que a CIRA quer garantir com o contrato de concessão “a melhoria da qualidade do serviço, a sua fiabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental, e o contributo para a coesão territorial.
É o segundo concurso público lançado com esse fim, depois de em janeiro de 2020 ter havido uma primeira tentativa da Comunidade Intermunicipal para concessionar o serviço, tendo na altura aberto um procedimento para a aquisição do serviço, sem que tenha sido entregue qualquer proposta.
“Com vista ao lançamento deste novo concurso público, o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro desenvolveu trabalho de revisão das peças do concurso e do estudo subjacente às mesmas, por forma a garantir o interesse do mercado e a contratação de um operador para este importante serviço público”, explica uma nota da CIRA.
Comentários