Portugal

Antigo ciclista e diretor desportivo António Marta morre aos 82 anos. Lançou a carreira de Joaquim Agostinho

0

O antigo ciclista e diretor desportivo António Marta, homem que ‘lançou’ a carreira de Joaquim Agostinho, morreu hoje aos 82 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Antigo ciclista do Lousa e do Sporting, Marta ficou mais conhecido como a pessoa que incentivou Joaquim Agostinho a participar na primeira corrida e, depois, de conseguir que os ‘leões’ apostassem no jovem.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta profundamente o falecimento de António Marta, enviando as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos”, pode ler-se num comunicado da FPC.

Nascido em 1943, Agostinho tornou-se um dos grandes ciclistas da história do desporto em Portugal, com vitórias em etapas e ‘top 10’ em grandes Voltas, da Volta a Espanha ao Tour, três triunfos na Volta a Portugal e muitos outros resultados de destaque.

Morreu em 1984, numa queda durante a Volta ao Algarve, mas o estatuto de melhor ciclista português de todos os tempos – tem dois pódios na Volta a França, um segundo lugar na Volta a Espanha – estava mais do que cimentado.

Ao todo, foram 24 vitórias em etapas da Volta a Portugal, quatro no Tour e duas na Vuelta, além de títulos de campeão nacional e outros triunfos.

António Marta tinha acompanhado treinos de Joaquim Agostinho e sabia do que ele seria capaz, pelo que insistiu, com o próprio e com os ‘verdes e brancos’, para que não desistisse – e resultou.

É pai de outros dois antigos ciclistas profissionais, Carlos Marta, vencedor de etapas na Volta, e Nuno Marta, atleta olímpico em Atlanta1996.

Notícias do Centro | Lusa

Governo vai rever estatuto profissional dos bombeiros sapadores

Notícia anterior

Governo estuda alternativas de mobilidade durante obras na ponte de Alfarelos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal