O Exército, através do Regimento de Paraquedistas, entregou hoje ao Município de Porto de Mós, no distrito de Leiria, 300 quilos (kg) de ração para cães para serem distribuídas por associações afetadas pelas recentes tempestades.
“Foram cedidos 20 sacos de ração para cães, com 15 kg cada, num total de 300 kg, destinados a apoiar as associações de proteção animal do concelho, cujas reservas de donativos foram significativamente afetadas”, informou o Exército em comunicado enviado à agência Lusa.
O material será distribuído pelo Município de Porto de Mós de acordo com as necessidades identificadas junto das entidades beneficiárias.
A entrega feita hoje foi em resposta a um pedido feito pelo presidente da Câmara Municipal, na sequência das dificuldades registadas após as recentes tempestades.
“Esta ação enquadra-se no apoio continuado do Exército às populações e às comunidades locais, contribuindo não apenas para a proteção de pessoas e bens, mas também para a salvaguarda do bem-estar animal, particularmente em contextos de emergência”, acrescentou.
Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.












Comentários