DestaqueLeiria

Leiria lança novo concurso superior a 500 mil euros para valorizar Menino do Lapedo

0

A Câmara de Leiria aprovou hoje a abertura de um novo concurso, num valor superior a meio milhão de euros, para a valorização do Abrigo do Lagar Velho, onde foi encontrado o “Menino do Lapedo”.

O procedimento já tinha sido lançado, mas ficou deserto, pelo que este novo concurso apresenta um valor base de 562.058,24 euros (mais IVA), refere a minuta aprovada na reunião de executivo de hoje.

A obra, que tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende “valorizar e proteger o local dos achados arqueológicos e explicar melhor aos visitantes a importância da zona e o que estão a visitar”, lê-se ainda numa nota de imprensa.

Com um prazo de execução estimado em 180 dias, a intervenção prevê a colocação de “portões e vedações junto à área científica, bem como uma estrutura metálica para estabilização da galeria técnica onde decorrem as escavações arqueológicas”.

Está ainda prevista a criação de um percurso interpretativo na margem direita da ribeira da Caranguejeira, que dará “primazia a soluções de engenharia natural e incluirá pontos de observação e uma zona de estacionamento, num projeto que envolveu a articulação entre diversas entidades”.

Classificado Monumento Nacional desde 2013, o Abrigo do Lagar Velho está situado no vale do Lapedo, na freguesia de Santa Eufémia, a dez quilómetros de Leiria.

O lugar ficou conhecido depois de, em 1998, ali ter sido descoberta e desenterrada a “Criança do Lapedo”, o primeiro esqueleto preservado do Paleolítico Superior em Portugal e, desde 2021, Tesouro Nacional.

A descoberta científica marcou a paleoantropologia internacional, pelas características relativas a ‘Neandertal’ e ‘homo sapiens’ do achado, que se crê ter sido sepultado há 29 mil anos.

Notícias Do Centro

Guarda com orçamento de 99 milhões. O maior de sempre!

Notícia anterior

Maçã de Alcobaça quer chegar a 100 ecopomares em 2026

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque