AveiroDestaque

Carnaval de Ovar terá 70 propostas, “pequeno aumento de preço” e descontos em pré-venda

0

O Carnaval de Ovar de 2026 vai contar com mais de 70 propostas entre 24 de janeiro e 17 de fevereiro, revelou hoje a autarquia, que anuncia “um pequeno aumento nos preços”, mas promete descontos na pré-venda.

O programa dessa festa do distrito de Aveiro foi apresentado aos representantes das 24 associações que, entre grupos carnavalescos, coletivos de ‘passerelle’ e escolas de sambas, integram cerca de 2.000 pessoas, todas elas protagonistas nos principais corsos do evento.

Devido às mudanças no executivo camarário após as eleições autárquicas de outubro, o orçamento para o Entrudo vareiro de 2026 ainda não está definido, mas fonte da autarquia adiantou que a verba disponível deverá ser “num valor idêntico ao da última edição”, quando a programação geral custou cerca de um milhão de euros e, só na terça-feira de Carnaval e nos quatro dias anteriores, a cidade recebeu perto de 150.000 visitantes.

O que muda é o preço dos bilhetes, que, segundo a autarquia, vão sofrer “um pequeno aumento” devido à maior despesa em aspetos como o aluguer de estruturas e a contratação de policiamento.

O novo tarifário refletir-se-á, por exemplo, no ingresso de acesso à Noite Mágica da segunda-feira de Carnaval, que no último Entrudo custava cinco euros em pré-venda e seis no dia da festa, e agora mantém o mesmo preço se adquirido antecipadamente, mas obrigará a desembolsar 7,5 euros se comprado na própria data.

No Grande Corso de Domingo, por sua vez, é a venda antecipada que fica mais cara 50 cêntimos: os bilhetes de bancada continuarão a custar 15 euros se adquiridos no próprio dia, mas passam de 13 para 13,5 quando comprados até 30 de janeiro, e o mesmo se aplica aos ingressos de peão, que na data do desfile se mantêm nos 10 euros, mas, na fase prévia, sobem de 7,5 para oito.

Há muitas outras propostas que são de entrada gratuita, como o espetáculo de Quim Barreiros e o desfile da Farrapada, em que o público é convidado a participar com as suas próprias fantasias, mas, no que se refere às atividades de acesso pago, a autarquia promete vantagens para os mais rápidos: “Os primeiros 1.000 bilhetes para o Espaço Folião têm desconto e até 30 de janeiro há preços mais baixos para todos os outros bilhetes”.

Seja para momentos-altos do cartaz, como o desfile das escolas de samba no sábado à noite e o Grande Corso de Terça-feira, seja para os concertos no Espaço Folião, por artistas como o brasileiro Jorge Aragão, o luso-angolano Dillaz e os portugueses Mizzy Miles e Phoenis RDC, todas as propostas que implicam acesso pago terão bilhetes disponíveis nas plataformas ‘online’ a partir de 01 de dezembro e nos estabelecimentos físicos da cidade do dia 09 em diante.

O presidente da Câmara, Domingos Silva, acredita que o ajuste no preçário do evento não prejudicará aquilo que antecipa como “uma edição de excelência, que valoriza as tradições e oferece experiências diversificadas capazes de afirmar o Carnaval de Ovar como um evento de referência nacional”.

Garantindo “um forte dispositivo de segurança e estratégias definidas para melhorar a experiência do público”, o autarca social-democrata realça que o evento está a ser preparado com “paixão, entrega e horas incontáveis de labor” por parte dos seus cerca de 2.000 participantes.

“Quem vier ao Carnaval de Ovar pela primeira vez vai certamente regressar, porque a alegria que se vive nas ruas é tão genuína quanto contagiante”, conclui.

Porto de Mós avança para instalação de até 20 câmaras de videovigilância no concelho

Notícia anterior

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro