Coimbra

Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para enfrentar desafios hídricos

0

A Universidade de Coimbra (UC) integra um consórcio europeu que vai criar uma Comunidade de Conhecimento e Inovação dedicada aos setores aquático, marítimo e marinho, anunciou hoje a instituição portuguesa.

O consórcio europeu Allwaters integra 50 parceiros de 24 países e visa enfrentar os desafios hídricos mais urgentes do continente europeu, “apoiando a educação para o empreendedorismo e o desenvolvimento de competências, os projetos de inovação e a criação de negócios” relacionados com estes setores.

Entre os desafios hídricos considerados mais urgentes estão “escassez, seca e inundações; degradação dos ecossistemas nos oceanos, lagos e rios; e transição para uma economia circular e azul”.

Segundo a Universidade de Coimbra, o consórcio foi escolhido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia para criar a Comunidade de Conhecimento e Inovação EIT Water, que junta “universidades, centros de investigação, empresas e outras organizações de toda a Europa para desenvolver soluções que respondam às crescentes pressões ambientais, económicas e sociais sobre os sistemas hídricos”.

Liderado pela Universidade de Aarhus (Dinamarca), este consórcio receberá cerca de cinco milhões de euros para financiar o estabelecimento da rede, ao longo do próximo ano, e continuará a ser apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia nos anos seguintes (até atingir a sustentabilidade financeira).

Os seus objetivos globais são “potenciar, até 2033, a comercialização de 247 inovações, apoiar a criação de 58 startups e impedir perdas de 1,2 mil milhões de euros resultantes da degradação dos ecossistemas”.

Para a UC, a participação neste consórcio é mais um passo para o fortalecimento do seu ecossistema para a Economia Azul.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, lembrou que “a crescente importância da água, dos recursos marinhos e marítimos, bem como da transferência de conhecimento e tecnologia para a Economia Azul”, esteve na génese da criação do campus da Figueira da Foz, “um projeto de médio/longo prazo que começa a colher os seus primeiros frutos”.

“A nossa participação na EIT Water irá permitir partilhar conhecimento e projetos com os nossos parceiros, sendo de realçar que estamos a falar de muitas das mais prestigiadas instituições europeias neste domínio”, frisou.

O vice-reitor para a Inovação, Nuno Mendonça, defendeu que “o investimento da Universidade de Coimbra em novas infraestruturas científicas e tecnológicas e a sua colaboração deve ser desígnio para o país” e lembrou o trabalho que tem sido feito no âmbito do HUB AZUL da Costa Atlântica.

A EIT Water é a décima Comunidade de Conhecimento e Inovação lançada no âmbito do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

Notícias do Centro | Lusa

PRR: Região de Coimbra quer que Governo diga o que acontece se prazos não forem cumpridos

Notícia anterior

Tolentino de Mendonça recebe Prémio Eduardo Lourenço nos 826 anos da Guarda

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra