Pela quinta vez, Francisco Lopes tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Lamego numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho que se mostrou pequeno para acolher as centenas de pessoas que quiseram assistir a este ato público.
A sessão contou com a presença dos novos vereadores, membros da Assembleia Municipal, representantes das freguesias e uniões de freguesias do concelho e entidades institucionais e da sociedade civil.
Eleito pela coligação “Todos Juntos por Lamego”, Francisco Lopes anunciou que o mandato autárquico que agora começa “será de renovação na continuidade. De consolidação da obra feita e em curso e de preparação para o futuro”, assumindo como referencial de atuação o programa de governo local sufragado nas urnas pelos lamecenses.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que a prioridade do novo executivo serão “as pessoas”, prometendo, por isso, “atacar o problema da demografia, a promoção da natalidade e a retenção dos nossos jovens”.
“O futuro faz-se também com infraestruturas adequadas. Vamos continuar a executar o PRR e o Portugal 2030, diversificando investimentos e maximizando os fundos comunitários captados para Lamego”, fundamentou, acrescentando que a grande prioridade na área da mobilidade será a elaboração do projeto de um novo acesso de Lamego à A24. “Entrar e sair de Lamego não pode continuar a ser um drama. Precisamos de um novo nó de acesso à A24 e da continuidade com o IC26. Contamos com o Governo para transformar em realidade este anseio de décadas”, afirmou o autarca que já liderou esta Câmara Municipal de 2005 a 2017 e de 2021 a 2025.
Francisco Lopes garantiu que o novo mandato será feito com “planeamento e visão estratégica”. “Um concelho mais moderno e funcional faz-se também com adequado planeamento municipal, com um PDM que permita construir habitação, comércio e indústria e criar emprego e riqueza. Com a regeneração urbana da cidade e dos principais aglomerados urbanos das freguesias e com um sistema de mobilidade que assegure o direito a todos de se deslocarem em segurança e conforto, para estudar ou trabalhar”, assegurando que continuará a investir na “proximidade com as pessoas e com o território”.
A encerrar o discurso de tomada de posse, deixou ainda um agradecimento especial “a todos os Lamecenses que com generosidade responsável nos deram a sua confiança”: “Prometo muito trabalho e dedicação, total disponibilidade e enorme espírito de serviço. Trabalharemos para assegurar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para todos, mas também futuro para as gerações vindouras. E assim, Lamego não vai parar”.
Durante a cerimónia pública de instalação dos Órgãos Autárquicos – Assembleia Municipal e Câmara Municipal -, que resultaram do ato eleitoral de 12 de outubro, Fernando Lobão foi eleito o novo Presidente da Assembleia Municipal, sucedendo a Ricardo Morgado. “Acredito em Lamego, acredito nas suas pessoas e acredito na capacidade que temos, todos juntos, de continuar a fazer desta cidade um lugar de oportunidades e de orgulho…E porque a democracia vive também de símbolos, que este ato de posse não seja apenas uma formalidade, mas o ponto de partida para um ciclo de esperança e de realização coletiva”, destacou Fernando Lobão numa mensagem de confiança.
O ato solene terminou num ambiente de respeito institucional e cooperação democrática, marcando o início de um novo ciclo político no concelho de Lamego.
                                                        
    					











Comentários