Aveiro

Operação “Backbone” culmina com dez detidos por furtos e tráfico de droga em Aveiro

0

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santa Maria da Feira, no dia 20 de outubro, deteve dez pessoas, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, pela prática dos crimes de furto e tráfico de estupefacientes, no distrito de Aveiro.

A investigação, que decorria há cerca de 15 meses, visava uma rede organizada dedicada a crimes contra o património, nomeadamente furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viseu, e ao tráfico de estupefacientes.

No âmbito da operação, os militares da Guarda cumpriram oito mandados de detenção, 15 mandados de busca domiciliária, um em garagem, um em estabelecimento comercial e sete em veículos. Durante a ação, foram ainda detidos dois suspeitos em flagrante delito.

A investigação permitiu apurar que, além do principal suspeito inicialmente visado — que se dedicava ao furto de produtos tecnológicos, ferramentas e vestuário/acessórios em superfícies comerciais — existia um grupo de nove cúmplices que atuava de forma organizada e estruturada, também envolvido no tráfico de estupefacientes com ligações ao distrito do Porto.

modus operandi da rede caracterizava-se por uma atuação articulada e meticulosa nos concelhos de Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Lourosa, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos e Viseu, onde praticavam furtos regulares, procedendo posteriormente ao escoamento dos bens subtraídos a nível local. Os prejuízos causados às superfícies comerciais lesadas ascendem a várias dezenas de milhares de euros por ano.

Desta ação, foram apreendidos: 1.292,89 euros em numerário; 30,4 doses de heroína; 20,95 doses de cocaína; 193,52 doses de haxixe; Diversos equipamentos tecnológicos; Diversos equipamentos eletrodomésticos; Diversas ferramentas e equipamentos agrícolas; Três armas brancas.

Os detidos serão presentes no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, para aplicação das respetivas medidas de coação.

Grupos organizados já podem visitar ruínas romanas da Quinta do Ervedal no Fundão

Notícia anterior

Dois homens detidos por posse de armas proibidas em Castelo Branco

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro