Viseu

CDU quer empresa com gestão pública para transportes da região de Viseu

0

O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Leonel Ferreira, defendeu hoje a criação de uma empresa com gestão pública para os transportes dos concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Em declarações aos jornalistas no final de uma viagem de autocarro entre a freguesia do Campo e o centro da cidade, Leonel Ferreira explicou que a nova empresa deverá servir “não só o concelho de Viseu, mas também os outros concelhos que pertencem à CIM”, englobando o MUV (sistema urbano) e o Mobi (rede intermunicipal).

“Nós temos neste momento quase que dois serviços, que é o Mobi e o MUV. Não faz sentido absolutamente nenhum. Nós temos de ter um único serviço dentro da CIM, que sirva os concelhos e que sirva a região”, considerou.

Na sua opinião, a criação de uma empresa com gestão pública levaria a que não houvesse dependência “daquilo que são os interesses das concessionárias privadas”.

O candidato da CDU disse que “o Mobi tem uma concessionária, o MUV tem outra”, mas são sempre os interesses das concessionárias privadas “que se sobrepõem àquilo que são os interesses das populações” no que diz respeito ao transporte público.

Durante a viagem entre o Campo e a cidade, a comitiva da CDU ouviu queixas sobre um serviço público de transportes que não está “vocacionado para aquilo que são as reais necessidades da população em termos de horários, de frequência e de paragens sem cobertura”, e que não tem “o mínimo acesso a pessoas com mobilidade reduzida”.

“O que Viseu precisa é de uma rede de transportes públicos que, de facto, esteja virada para o interesse daquilo que são as necessidades da população e não para o interesse das concessões privadas”, sublinhou.

Leonel Ferreira acrescentou que o caminho a fazer deve ser em direção à gratuitidade do transporte público, havendo “algumas etapas que não podem ser queimadas” e aproveitando o apoio à tarifa reduzida.

“Devemos manter aquilo que é a gratuitidade que neste momento já existe, baixar o passe social e haver uma espécie de passe intermodal que permita, de facto, as pessoas circularem entre os concelhos e circularem por vários lugares do concelho de Viseu”, acrescentou.

A Câmara de Viseu é liderada por Fernando Ruas, que foi presidente durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou nas últimas eleições autárquicas.

Além de Leonel Ferreira, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições autárquicas de domingo, Fernando Ruas (PSD), João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Bernardo Pessanha (Chega), Hélio Marta (IL) e Paulo Quintão (ADN).

Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos. O Chega foi o terceiro partido mais votado (2,95%), seguido da IL (2,20%), do CDS-PP (2,02%), do BE (2,01%), do PAN (1,26%) e da CDU (1,17%).

Notícias do Centro | Lusa

Candidato da IL diz que é a única alternativa para tirar Castelo Branco do marasmo

Notícia anterior

Sexagenário detido por tráfico de estupefacientes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu