Aveiro

Câmara de Ílhavo assume limpeza florestal da antiga Colónia Agrícola da Gafanha

0

 A operação de limpeza florestal da antiga Colónia Agrícola da Gafanha, nos termos de um contrato de delegação de competências celebrado entre a Câmara de Ílhavo e a ESTAMO, arrancou no início de outubro, revelou hoje fonte municipal.

Segundo fonte municipal, o acordo estende-se até 2028 e “visa a implementação e manutenção de faixas de gestão de combustível na antiga Colónia Agrícola da Gafanha”, agora denominada de lugar de Nossa Senhora dos Campos, para proteção contra incêndios.

O contrato interadministrativo de delegação de competências celebrado com a ESTAMO, Participações Imobiliárias, S.A., enquanto entidade representante do Estado, entrega ao município de Ílhavo a responsabilidade pela “implementação e manutenção das faixas de gestão de combustível na antiga Colónia Agrícola da Gafanha”.

São também abrangidas “áreas estratégicas de mosaicos de gestão de combustível (MPGC), até agora sem intervenção”, informa a autarquia em nota de imprensa.

A intervenção naquela área vai decorrer até 2028 e tem como objetivo “reduzir os efeitos e a dimensão dos incêndios rurais, através da gestão de combustível em locais estratégicos”.

Espera-se condicionar, por essa via, “o comportamento e a propagação do fogo, mitigando os seus impactos no território”.

A operação em curso permitirá ainda o controlo da vegetação invasora, “uma das principais ameaças à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, com consequências ambientais e económicas negativas”, salienta a nota.

A limpeza florestal deverá ainda contribuir para a prevenção e o controlo de pragas florestais.

“As ações previstas reforçam a valorização da segurança e do usufruto do espaço florestal da Nossa Senhora dos Campos, enquanto área de recreio e lazer, com relevância paisagística e ambiental”, salienta o texto.

Notícias do Centro | Lusa

Fólio comemora dez anos e assinala várias efemérides em 11 dias de festival em Óbidos

Notícia anterior

Candidato da IL diz que é a única alternativa para tirar Castelo Branco do marasmo

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro