Aveiro

João Moniz (BE) ouviu queixas dos utilizadores do Vouguinha em Aveiro

0

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Aveiro, João Moniz, viajou hoje no “Vouguinha”, o comboio que faz a ligação entre Aveiro e Águeda, e ouviu queixas dos utilizadores.

“Nós aproveitámos esta viagem para falar com pessoas e ouvimos algumas queixas, desde comboios que são suprimidos, os próprios comboios não são muito confortáveis, apeadeiros que também não são nada confortáveis”, resumiu o candidato.

João Moniz falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa na Estação da CP em Aveiro, após ter realizado uma viagem de comboio na Linha do Vouga entre Taipa-Requeixo (último apeadeiro dentro do município de Aveiro) e Aveiro, acompanhado de cerca de uma dezena de candidatos e apoiantes.

Citando uma notícia do jornal Público, que diz que entre 31 de julho e 14 de agosto foram suprimidos 92 comboios na Linha do Vouga, a maioria dos quais entre Aveiro e Sernada do Vouga, o bloquista referiu que “há um falhanço não só da CP, mas também das autarquias desta região, que também não fazem a pressão para (…) ter um Vouguinha que funcione”.

“Esta linha podia ser uma das espinhas dorsais do sistema de transportes públicos, de mobilidade intermunicipal, só que, como não há confiança no sistema – porque eu enquanto utente não sei se vou apanhar o comboio, ou melhor, se chego lá e o comboio existe – isso mina completamente a credibilidade do sistema e depois a degradação é evidente”, observou.

O bloquista entende que a Câmara de Aveiro tem uma responsabilidade acrescida neste processo, por ser capital de distrito e, portanto, “devia ter um papel de liderança, na requalificação da Linha do Vouga, e exigir à tutela que estas obras de requalificação e de investimento no material circulante e na linha fossem feitas, que não tem sido esse o caso”.

João Moniz defendeu ainda a remunicipalização dos transportes, no âmbito de uma política integrada de mobilidade, que inclua “uma Linha do Vouga requalificada e que funcione bem”, afirmando que isso iria resultar em ganhos para toda a população, porque “melhores transportes públicos, melhor mobilidade, representa menos carros, menos engarrafamentos, menos necessidade de investimento em parques de estacionamento, subterrâneos”.

O candidato do Bloco vai mais longe e diz que, no futuro, essa empresa pública deve adquirir uma dimensão intermunicipal, permitindo avançar com propostas antigas como a criação de um metro de superfície para ligar Aveiro, Ílhavo e Vagos.

Além de João Moniz, são candidatos à Câmara de Aveiro Luís Souto (PSD/CDS-PP/PPM), Alberto Souto (PS), Diogo Machado (Chega), Isabel Tavares (CDU – PCP/PEV), Miguel Gomes (IL), Ana Rita Moreira (PAN), Bruno Fonseca (Livre) e Paulo Alves (Nós, Cidadãos!).

Atualmente, o executivo, presidido pelo social-democrata Ribau Esteves, que cumpriu três mandatos e não se pode recandidatar, tem seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, e três eleitos da coligação PS/PAN, sendo dois do PS e um independente (ex-PS).

 As eleições autárquicas estão marcadas para domingo.

Notícias do Centro | Lusa

Autora de nove incêndios na Guarda ficou em prisão preventiva em estabelecimento psiquiátrico

Notícia anterior

José Pureza (BE) quer roteiro da resistência para valorizar “a Coimbra inconformista”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro