O candidato da coligação Esquerda Livre à presidência da Câmara de Castelo Branco manifestou-se hoje contra a instalação de uma central fotovoltaica que vai ocupar mais de 520 hectares, um projeto que considerou extrativista e que ameaça o território.
“O projeto em causa representa um modelo extrativista de exploração energética, que não beneficia as populações locais, não reduz as faturas da eletricidade e compromete gravemente a biodiversidade, a paisagem e a saúde pública”, afirmou Mário Camões à agência Lusa.
A coligação Esquerda Livre apelou à mobilização urgente da comunidade contra a Central Fotovoltaica da Beira, cuja consulta pública termina na quinta-feira, e desafiou os restantes partidos a posicionarem-se publicamente sobre este projeto.
“Vão defender o nosso território, a saúde e a vida das populações ou ceder aos interesses extrativistas que tratam o interior como zona de sacrifício?”.
Segundo Mário Camões, este é um projeto “extrativista que ameaça a saúde e o território”.
“Nós somos contra este tipo de projetos, apesar de sermos, obviamente, a favor de uma transição ecológica. Somos a favor dessa transição, mas que envolva os cidadãos e que os beneficie”, sustentou.
O candidato sublinhou que o Esquerda Livre é também uma candidatura ecologista, pelo que vê esta transição energética, “preferencialmente de intervenção já em áreas urbanizadas, em vez de destruir ecossistemas rurais”.
“Que sejam projetos descentralizados geridos por e para os albicastrenses. Por isso, defendemos a implementação de uma comunidade energética renovável de interesse municipal, justamente para baixar a fatura da eletricidade dos albicastrenses e que não seja orientada por interesses económicos externos”, disse.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS obteve três mandatos, os mesmos que o movimento Sempre, liderado pelo ex-presidente do município, Luís Correia, e o PSD elegeu um vereador, João Belém.
Para as eleições de domingo, Mário Camões tem como adversários políticos Carlos Canhoto (CDU), João Ribeiro (Chega), José Henriques (Iniciativa Liberal), José Augusto Alves (PSD/CDS-PP) e o atual presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que se recandidata pelo PS.
Comentários