O cabeça de lista do PS à Câmara de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, disse hoje que uma das primeiras medidas que tomará se for eleito será a revogação do hotel de 12 pisos no Cais do Paraíso.
“Não sabemos que maiorias é que vamos ter na Câmara. Se tiver maioria, obviamente posso tomar a medida de revogação do plano de pormenor do Cais do Paraíso na primeira semana. Se não tiver maioria, vamos ter que convencer as outras forças políticas que aquilo é um mostrengo urbanístico, uma aberração total, e estou convencido que não será difícil convencê-los”, disse o candidato.
Alberto Souto falava aos jornalistas à margem de uma ação de campanha do PS na feira de Oliveirinha, onde também andou o seu irmão mais novo Luís Souto Miranda, que concorre à presidência da Câmara pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, embora as duas comitivas não se tenham cruzado.
Para além do plano de pormenor do Caís do Paraíso, que prevê a construção de um hotel de 12 pisos, o candidato socialista quer também revogar a construção do pavilhão-oficina, no Parque Desportivo de Aveiro, e salvar da demolição a antiga sede da Cerciav.
Alberto Souto diz que “os erros são para corrigir, não são para dar continuidade”, mas adverte que primeiro será preciso ver qual é a situação que vai encontrar na Câmara em termos financeiros.
“Como vocês sabem, têm sido abertos concursos, adjudicadas obras. O senhor presidente anunciou que estão comprometidos mais de 100 milhões de euros de obras e iremos ter que fazer uma análise criteriosa de tudo isso”, explicou.
Alberto Souto percorreu a Feira de Oliveirinha, juntamente com cerca de duas dezenas de candidatos e apoiantes, a cumprimentar os feirantes e os munícipes com quem se cruzava, e a apelar ao voto no PS nas eleições de domingo.
Quando a comitiva passou pela zona dos animais de capoeira, o socialista decidiu imitar o cacarejar de uma galinha para os jornalistas, afirmando que costuma fazer sucesso com os netos com esta imitação.
“Sou um craque a imitar as galinhas para os meus netos. Faço um sucesso. Vocês querem gravar? Depois não gozam comigo. O Ricardo Araújo Pereira já não tem mais nenhuma emissão pois não?”, disse, antes de fazer a imitação que provocou risos na comitiva.
Com esta foi a quarta vez que a candidatura do PS passou pela feira quinzenal de Oliveirinha. O candidato que procura a terceira eleição para a presidência da Câmara de Aveiro, que perdeu em 2005 para Élio Maia, diz que tem sido bem recebido pela população e sente que há um ambiente estimulante.
“Em cada 50 pessoas, houve uma que não quis conversar connosco e todas as que pararam para conversar, recebemos palavras de encorajamento, entusiasmo e, portanto, sente-se que há um ambiente muito estimulante. Só no dia 12 é que se sabe”, concluiu.
Além de Alberto Souto, são candidatos à Câmara de Aveiro Luís Souto (PSD/CDS-PP/PPM), Diogo Machado (Chega), João Moniz (BE), Isabel Tavares (CDU – PCP/PEV), Miguel Gomes (IL), Ana Rita Moreira (PAN), Bruno Fonseca (Livre) e Paulo Alves (Nós, Cidadãos!).
Atualmente, o executivo, presidido pelo social-democrata Ribau Esteves, que cumpriu três mandatos e não se pode recandidatar, tem seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, e três eleitos da coligação PS/PAN, sendo dois do PS e um independente (ex-PS).
Comentários