Pelo quarto ano consecutivo a solidariedade animal volta a estar no centro das atenções da Mercadona. Entre 3 e 12 de outubro, a empresa voltará a participar na campanha do Banco Solidário Animal (BSA), organizada pela Animalife.
A empresa coloca à disposição desta campanha todas as suas lojas, nos distritos onde está presente: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Santarém, Viseu, Viana do Castelo.
Durante a campanha, os “Chefes” (Clientes) podem apoiar animais em risco através de uma doação simples: 1€ ou múltiplos desse valor no momento do pagamento. Todo o montante recolhido é entregue à Animalife em forma de cartões, que depois chegam a associações de proteção animal locais. Estas instituições utilizam os cartões para comprar os bens de que realmente precisam, garantindo uma ajuda prática e direta para melhorar o bem-estar dos animais.
Gabriela Oliveira, Responsável de Ação Social da Mercadona em Portugal, refere que “a Mercadona acredita que cada campanha faz a diferença, por isso participar na campanha do Banco Solidário Animal é mais um passo que representa o compromisso da empresa para com o bem-estar animal. Este é o quarto ano consecutivo em que nos unimos à Animalife nesta iniciativa, que tem contado com a enorme generosidade dos nossos ‘Chefes’. Já são mais de 60 lojas envolvidas e, a cada nova edição, sentimos que o impacto desta causa cresce. Reforçamos assim o nosso compromisso em ajudar animais em situações de vulnerabilidade, abandono e maus-tratos, não só através destas campanhas, mas também com doações regulares a partir do nosso Bloco Logístico.”
Segundo Rodrigo Livreiro, presidente de direção da Animalife, “o Banco Solidário Animal é a maior iniciativa nacional de apoio direto a animais em risco. A edição que decorre de 3 a 12 de outubro nas lojas Mercadona tem um objetivo muito claro: garantir alimento e bens essenciais para milhares de animais que estão a cargo das associações, dos protetores e das famílias em situação de vulnerabilidade, em todo o país.
Acreditamos que só com a união entre cidadãos, empresas e instituições é possível combater o abandono e dar dignidade aos animais. A parceria com a Mercadona mostra como a responsabilidade social pode incluir também os nossos companheiros de quatro patas. Cada contribuição nesta campanha fará a diferença. Pode significar a refeição de um cão num abrigo, a ajuda diária a um protetor de colónias ou o alívio de uma família que luta para não ter de se separar do seu animal. Juntos, continuamos a criar histórias felizes.”
A Animalife é uma associação nacional sem fins lucrativos de sensibilização e apoio social e ambiental. A sua missão é reduzir o problema do abandono animal em Portugal. Além das ações de sensibilização, a organização criou e gere o Banco Solidário Animal, uma campanha que apoia diretamente três grupos: animais sob responsabilidade de Associações e Grupos de Proteção Animal, famílias economicamente carenciadas com animais a cargo e pessoas em situação de sem-abrigo acompanhadas pelos seus companheiros.
Na edição passada do Banco Solidário Animal, realizada em parceria com a Mercadona, graças ao contributo de milhares de clientes, foi possível angariar um total de 95.515€, valor que se traduziu em alimento e bens essenciais para animais a cargo de associações, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade.
A aposta de longo prazo da Mercadona em Portugal, conta com um plano de expansão em curso há 6 anos que se reflete em mais de 1.100 milhões de euros já investidos, possível graças à equipa portuguesa de mais de 7.000 pessoas em regime de efetividade.
A Mercadona continua empenhada em fortalecer as relações e contribuir diretamente para o crescimento dos fornecedores nacionais que compõem a sua rede, aos quais comprou 4.500 milhões de euros entre 2019 e 2024. Este valor, que continuará a crescer com a abertura de novas lojas, reflete-se na criação de riqueza no país e geração de valor para toda a cadeia agroalimentar.
Entre 2019 e 2024, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões de euros. Só no último ano, faturou mais 27% do que no período homólogo e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto). 2024 foi também o ano em que a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido positivo, de 7 milhões de euros.
Para 2025, a empresa tem previsto realizar em Portugal um investimento de mais 157 milhões de euros.
Comentários